Após a realização da experiência do Voluntariado Universitário da UNICAP (VOU), que reuniu 25 jovens para viverem dias de voluntariado no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, a Universidade Católica do Pernambuco (UNICAP) e o Programa MAGIS Brasil, por meio do Espaço MAGIS Pernambuco, repetem a positiva parceria, desta vez, com a oferta dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). O Retiro aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro no Centro de Evangelização Damas, situado no município de Camaragibe (PE).

A condução do encontro ficou por conta do recém-chegado Pe. André Araújo, SJ, e do Escolástico João Elton, SJ. Mais de trinta pessoas participaram do retiro que promoveu a Primeira Etapa (Princípio e Fundamento) e a Segunda Etapa (1º Semana dos Exercícios de Santo Inácio de Loyola) dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Trata-se de uma importante parceria onde a Rede Inaciana de Juventude, no Brasil configurada como Programa MAGIS, e a UNICAP desempenham, juntos, o trabalho com as juventudes, conforme a preferência apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA).

Para o estudante de Engenharia João Lucas Sarmento, “os Exercícios Espirituais me levaram a uma estrada de autoconhecimento, de profundidade, de intimidade e de reestruturação das prioridades da minha vida”.

Através de propostas de meditação e reflexão, os participantes puderam mergulhar no seu interior e refletir sobre a relação que têm consigo, com o outro e com o mundo em que vivemos. “Pude descobrir que Deus não é medo, vingança, castigo. Ele é amor e embora isso eu já sabia, eu precisava redescobrir”, partilhou a jovem Mariana Valença

Para escutar o que Deus tem a nos dizer e ouvir a voz do nosso coração é preciso silêncio. Essa é a proposta dos Exercícios, aquietar-se da correria do dia-a-dia e das preocupações rotineiras para voltar-se exclusivamente para aquilo que é mais importante: a relação entre criador e criatura e o dom da vida que nos é dado. Essa experiência é narrada por Marilia Silva, de 29 anos, que participou do retiro: “A experiência de ficar em silêncio fez perceber a minha volta as coisas nos seus mínimos detalhes. Desde o barulho ao lavar os pratos, o som dos pássaros, até a voz de Deus soprando nos meus ouvidos”.

Essas iniciativas conjuntas não acabam por aí, já estão previstos eventos e atividades realizadas conjuntamente entre o Instituto IHU da Unicap e o Espaço MAGIS Pernambuco, além do Voluntariado Universitário que terá sua nova edição em janeiro de 2018 em mais uma programação nacional das Experiências MAGIS. Que unidos em ação e coração possamos juntos contribuir para formar jovens que sejam mais para os demais.

Confira fotos do retiro clicando aqui.


Texto: Espaço MAGIS Pernambuco

Compartilhar.
Deixe uma resposta