O evento reuniu seis vocacionados de diversas cidades mineiras para um final de semana de espiritualidade e discernimento na Comunidade Santo Alberto Hurtado, em Belo Horizonte.
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Renato Correia, SJ
Nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, ocorreu em Belo Horizonte o GAVI (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano) – Minas, um encontro que este mês foi voltado para o aprofundamento da vocação do jesuíta presbítero. O evento reuniu seis vocacionados vindos de diferentes cidades do Estado, como Igaratinga, Ouro Preto, Lavras, Uberlândia e Belo Horizonte, que participaram de atividades na Comunidade dos Primeiros Estudos (Filosofia).
O GAVI teve início com uma missa e almoço na Comunidade Santo Alberto Hurtado, onde os vocacionados puderam interagir com jesuítas estudantes. Durante a tarde, o grupo participou do “Encontrar-se”, uma tarde de espiritualidade organizada pelo Espaço MAGIS BH. O encontro também contou com momentos de convivência e, no domingo, uma roda de conversa com o jesuíta Rogélio Melgarejo, SJ, que está concluindo seus estudos teológicos e será ordenado diácono no final de novembro.
O objetivo central do GAVI foi proporcionar aos participantes um espaço para aprofundar a vocação do jesuíta presbítero, com base na espiritualidade inaciana. Thiago Nunes, um dos vocacionados presentes, destacou que a experiência foi “muito enriquecedora”, proporcionando momentos de reflexão e partilha que o ajudaram no caminho de discernimento vocacional.