“Deus chama amando e nós agradecidos respondemos amando”, recordou Dom Ângelo Mezzari, RCJ, em diálogo aberto com as juventudes

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

A agenda do segundo semestre do Centro MAGIS Anchietanum começou com a oração, meditação, contemplação e partilha do tema: “Vocação, Graça e Missão – Corações ardentes e pés a caminho”. Por meio da Tarde de Espiritualidade, atividade realizada todo primeiro sábado de cada mês, em unidade com a Igreja no Brasil, a temática vocacional foi refletida junto dos mais de 50 jovens presentes e provenientes de várias localidades do Estado de São Paulo.

Ele caminha conosco

Na primeira parte da tarde, assessorou o momento de motivação para a oração a religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, ir. Maria da Consolação de Matos, IJ. Na ocasião, refletindo sobre a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (cf Lc 24 – 13,35) a irmã contribuiu com os pontos de oração “quando acordamos pela manhã, precisamos ter o costume de dizer: fica conosco Senhor”. Ainda, pôde questionar os presentes acerca do que “faz arder o coração” para cada um. “Nossa fé contempla a certeza de que para nos salvar, nosso Deus caminha conosco”, disse.

Após o tempo dedicado a oração pessoal, os jovens puderam partilhar em grupos os frutos da oração contemplada.

Vocação é graça, dom de Deus

Já no segundo período da programação, foi a vez do Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, dialogar com o público participante da atividade.

Dom ângelo Mezzari, RCJ em diálogo aberto com as juventudes/ Foto: Ronnaldh Oliveira

Em uma conversa de pouco mais de 50 minutos, o também Bispo auxiliar de São Paulo, trouxe como base o texto-base do Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023 que trás o tema do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação Graça e Missão – Corações Ardentes e Pés a Caminho”. Incluindo experiências pessoais, permitiu-se abordar o tema de forma lúdica e bem-humorada.

Aconselhando os jovens, afirmou que a vocação é um diálogo entre a escolha de Deus e a liberdade humana. Exortou porém que “todo fracasso vocacional é dado quando se vai para a missão e não se leva Jesus”.

Por fim, para concluir a primeira Tarde de Espiritualidade do segundo semestre, ao lado do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o bispo presidiu a Eucaristia que já celebrou a festa da Transfiguração do Senhor.

Para conferir as fotos desse dia, clique aqui.

Compartilhar.
Deixe uma resposta