EDITORIAL MAGIS

A Espiritualidade Inaciana, moldada pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, nos convoca a uma aventura apaixonante – a busca constante pela vontade de Deus em nossas vidas. Imagine, por um momento, a nossa vida como um livro inacabado, onde cada página é uma oportunidade para escrevermos uma nova história de amor, serviço e reverência a Deus.

Mas, como perceber a mão de Deus escrevendo conosco as páginas da nossa existência? Aqui entra a Espiritualidade Inaciana com suas três etapas de descoberta: considerar, meditar e contemplar. Não é algo enigmático ou oculto, mas sim um convite à atenção, ao silêncio e à introspecção.

Primeiro, somos chamados a “considerar” – a enxergar a realidade que nos envolve, não com um olhar superficial, mas com uma visão profunda e sensível. Considerar é reconhecer que, por trás do cotidiano apressado e barulhento, existe um sussurro divino que nos chama para a intimidade com Ele.

Em seguida, somos convidados a “meditar” – uma pausa para refletir sobre a presença de Deus nas nossas vidas. É o momento de aquietar o coração e sintonizá-lo com o ritmo da criação. A meditação é uma arte, um exercício de desaceleração que nos permite perceber a melodia divina que embala a existência.

Por fim, vem a “contemplação” – o olhar atento, profundo e amoroso para a realidade que nos cerca, vislumbrando a presença de Deus em todas as coisas. É reconhecer o Sagrado na simplicidade, na beleza e até no caos do mundo.

Mas por que isso é importante para nós, jovens? Porque a juventude é um tempo de descobertas e escolhas. A Espiritualidade Inaciana nos dá ferramentas para fazer essas escolhas de forma consciente e sintonizada com a vontade de Deus. Ela nos ajuda a encontrar nosso caminho, nosso propósito, nossa vocação.

Além disso, a Espiritualidade Inaciana nos lembra que não estamos sozinhos nesta jornada. Estamos juntos, numa grande comunidade de amor e serviço. Papa Francisco, que é jesuíta, nos convida a ser uma “Igreja em saída”, a caminhar ao lado dos outros, a ser sinais do amor de Deus no mundo.

Por fim, a Espiritualidade Inaciana nos convoca à ação. Não se trata apenas de um exercício introspectivo, mas de um chamado para transformar a realidade ao nosso redor. Somos chamados a ser agentes de mudança, a fazer a diferença em nossa comunidade, a ser luz no mundo.

Então, estimado jovem, o convite que fazemos neste dia é que abrace esse caminho que é a Espiritualidade Inaciana. Que possamos juntos escrever uma bela história de amor, serviço e comunhão com Deus e com os nossos irmãos. Neste contexto, não é a idade que conta, mas os sentimentos. Que sentimentos maravilhosos essa trilha de Espiritualidade pode despertar em nós!

Compartilhar.
Deixe uma resposta