Tríduo e missão preparam ordenação de Renilson Tomaz 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp

Atividades pastorais e encontros com jovens marcam a semana de preparação para a ordenação presbiteral em Porto Alegre 

Está em andamento, desde a última quarta-feira, 09 de julho de 2025, uma intensa programação pastoral na Vila Farrapos, em Porto Alegre (RS), como preparação para a ordenação do Diácono Renilson Tomaz, jesuíta que será ordenado presbítero no próximo sábado, 12 de julho, às 17h, na Paróquia Santíssima Trindade. A celebração será presidida por Dom Itacir Brassiani, MSF, bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. 

Celebrações e visitas missionárias 

O tríduo começou com a calorosa acolhida do Coordenador do Núcleo Apostólico de Fé e Alegria de Porto Alegre, Pe. Vicente Palotti Zorzo, SJ, e da comunidade local. A região, marcada pelas dores das enchentes, foi também cenário de esperança e reconstrução. O tríduo, iniciado na quarta-feira, reúne moradores, agentes pastorais e jesuítas em momentos de oração, partilha e missão junto às famílias da comunidade. 

O primeiro dia foi dedicado à espiritualidade mariana, colocando Maria como modelo de escuta, serviço e consolo. A comunidade foi convidada a refletir sobre a presença ativa de Maria na vida do povo e sobre como sua experiência de fé aponta para um caminho de proximidade com Cristo. A leitura do Magnificat e os cantos populares ajudaram a iluminar o compromisso com os pobres e a esperança ativa dos que confiam no Senhor. 

Juventude e projeto de vida 

Simultaneamente, outras atividades acontecem na cidade. No Colégio Anchieta, em Porto Alegre, cerca de 750 jovens do Ensino Médio e do sexto ano participarão de rodas de conversa e dinâmicas vocacionais inspiradas na espiritualidade inaciana. Com o tema “Qual voz guia teu projeto de vida?”, o encontro provoca os estudantes a refletirem sobre suas escolhas e escuta interior. 

“A proposta é ajudar os jovens a perceberem que Deus fala por meio dos desejos mais profundos do coração. Silêncio, discernimento e liberdade são caminhos para essa escuta”, explicou o Ir. Douglas Turri, SJ. A atividade teve como referência a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. 

A mesma inspiração também move outras ações simultâneas no Fé e Alegria, que seguem trabalhando o tema do projeto de vida a partir dos sonhos e aspirações pessoais. No primeiro dia, 14 jovens participaram de oficinas vocacionais; a programação segue com adolescentes e crianças da instituição, provocando o desejo de sonhar com coragem e esperança. As atividades dialogam com a realidade de cada grupo, mantendo o eixo comum do discernimento e da escuta interior.

Uma missão nascida da esperança 

As visitas missionárias continuam ao longo da semana, com momentos de escuta, oração e serviço. Neste Ano da Esperança, a verdadeira peregrinação à Porta Santa é feita pelos anônimos do cotidiano, aqueles que semeiam reconstrução e dignidade dia após dia. 

Ordenação e Primeira Missa 

A ordenação presbiteral de Renilson Tomaz acontecerá no sábado, 12 de julho, às 17h, na Paróquia Santíssima Trindade (Rua José Luiz Peres Garcia, 5 – Vila Farrapos, Porto Alegre). No dia seguinte, domingo (13), ele celebrará sua primeira missa às 9h, também na comunidade. 

Veja também: 

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta