O Programa MAGIS Brasil, que configura a ação apostólica da Província dos Jesuítas junto às juventudes em nosso país, escolheu o tema ‘’Ser mais consciente’’ para inspirar o trabalho com jovens ao longo do ano de 2018. A partir desta provocação, toda a rede de Centros, Casas e Espaços MAGIS se coloca em unidade a partir da promoção de atividades formativas, debates e ações que proporcionem o aprofundamento necessário sobre essa pauta comum.

A partir da campanha ‘’Ser mais consciente’’, o Programa deseja ajudar os/as jovens a descobrir o mundo onde vivem e seus lugares nele. Nesse sentido, quer inspirar a vivência de uma fé madura e de um engajamento social crítico; ampliar nossa capacidade de analisar a realidade e compreender as implicações da vivência diária do seguimento a Jesus Cristo no mundo.

Por que ser mais consciente?

A importância do tema se justifica por muitos elementos concretos da vida da sociedade e da Igreja, aos quais o Programa está necessariamente conectado. Em 2018, a Igreja no Brasil nos convoca a refletirmos sobre as formas de produção e superação da violência, por meio da Campanha da Fraternidade. Também nos anima a pensar sobre a importância do protagonismo dos/as cristãos/as leigos/as, com a celebração do Ano do Laicato, o que nos encoraja a valorizar e a garantir a participação eclesial de jovens.

Com a realização das Eleições Gerais, sentimo-nos todos/as convocados/as, ainda, não apenas a ir às urnas, mas a considerar nossa participação na vida pública, nosso compromisso com a construção de uma sociedade democrática e nosso enfrentamento com os inaceitáveis vícios da política institucional em nosso país. Também em 2018, a Santa Sé realiza o Sínodo “juventude, fé e discernimento vocacional”, inspirando todos a abrir espaços para escutar a juventude sobre sua experiência de fé e de vida e a qualificar o acompanhamento oferecido aos/às jovens, como Igreja. Além disso, temos também a realização do Fórum Social Mundial a nos lembrar que um outro mundo é possível, se formos capazes de tecer redes locais, nacionais e globais com todas as pessoas e movimentos que tenham vontade de transformar a realidade.

Subsídio de trabalho

Para ajudar Centros, Casas, Espaços MAGIS e demais obras jesuíticas a desdobrar o tema, o Programa apresenta o Subsídio de Trabalho ‘’Ser mais consciente. Ser magis.’’ O material contém um texto base, para nos ajudar a reflexão sobre o tema da conscientização e vários roteiros, para inspirar a oração e a dinamização do tema com jovens. Pedimos que façam esse material chegar a todos que possam tirar proveito e que animem nos diferentes espaços em que atuam ações e debates que inspirem jovens e adultos a ser mais conscientes e a viver movidos pelo magis.

Para baixar ou acessar a versão e-book do Subsídio de Trabalho, clique aqui.

 

Compartilhar.
Deixe uma resposta