Semana de Oração pelo Magis Centroamérica 2019

Dia 11 de janeiro se inicia o Magis Centroamérica 2019, evento que reúne juventudes inacianas do mundo inteiro para vivenciarem juntas uma experiência de fé, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. O Programa MAGIS Brasil te convida a rezarmos em unidade durante essa semana por estes momentos importantes para todas as juventudes.

“Eis aqui a serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38)

A fé cristã professa um Deus que se faz presente junto à humanidade, que deseja se inserir em nossa história, para transformá-la em história da salvação. Não professamos a fé num Deus distante, exclusivamente transcendente, que não se dá a conhecer. Mesmo mantendo seu mistério, Deus, por sua imensa misericórdia, se aproxima de nós, se deixa conhecer por nós, se encarna em nossa realidade, através de seu Filho. Jon Sobrino acentua que “Deus não é uma realidade que poderia não se relacionar com a história nem a história com ele, mas que essa relação é essencial ao próprio Deus” (SOBRINO, 1996, p. 107).

Deus está na nossa história. Ele se revela e se torna Deus de um povo. Mesmo que esse povo eleito, pelas experiências de pecado, de infidelidade e de injustiça, acabe negando a presença desse Deus, Ele continua sendo nosso Deus e revelando seu imenso amor. Diante da realidade muitas vezes injusta e cruel, como acontece na América Latina, o Reino de Deus não se deixa vencer pelo antirreino. Apesar das situações de pobreza, doença e morte, Deus insiste em se manifestar como o Deus da vida. Deus insiste em continuar agindo em nossa história, em se fazer presente em nossa realidade, enviando seu próprio Filho: “Façamos a redenção do gênero humano…” (EE 107).

Nessa ação de Deus, conta-se também com nossa participação, com nossa adesão ao plano salvífico e restaurador do Reino. Para colaborar com sua obra, Deus chama cada um de nós e conta com nosso sim, assim como fez Maria. Nesse chamamento de Deus, o Papa Francisco reflete: “o anjo, mensageiro de Deus, chamou Maria pelo nome. Dar nomes é próprio de Deus. Na obra da criação, Ele chama à existência cada criatura com o seu nome. Por trás do nome, há uma identidade, aquilo que é único em cada coisa, em cada pessoa, aquela essência íntima que só Deus conhece profundamente” (FRANCISCO, 2018). No mistério da encarnação, toda a humanidade é chamada a colaborar e a fazer parte dos planos de Deus.

Texto bíblico: Lucas 2,26-38

Pedido de graça: Senhor, que nós não sejamos surdos ao seu chamado, mas prontos para lhe responder e assumir nossa vocação.

Para refletir e rezar:

– Como somos interpelados pelo sim de Maria a colaborar no projeto de Deus?

– De que forma vamos percebendo a atuação de Deus em nossa realidade, de maneira especial, na realidade latino-americana?

 

Boa oração!

Clique aqui e saiba mais sobre o Magis Centroamérica 2019

Acesse a oração de ontem: clique aqui

Compartilhar.
Deixe uma resposta