Reunião de Delegados de Juventude e vocações e Mestre de Noviços da CPAL acontece no Brasil 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Reunião de Mestres de Noviços da CPAL no Brasil, com delegados e jovens

Encontro em Mar Grande (BA) reuniu delegados de juventudes e mestres de noviços para fortalecer programas vocacionais na América Latina 

MAGIS Brasil com Jesuítas.lat 

O Brasil recebeu a reunião de Mestres de Noviços da CPAL em Mar Grande, de 21 a 25 de setembro, reunindo delegados de juventudes, vocações e mestres de noviços das províncias da América Latina e Caribe. O encontro teve como objetivo revisar planos provinciais e fortalecer ações voltadas à promoção vocacional e ao trabalho com jovens. 

Intercâmbio de experiências e fortalecimento da missão 

O primeiro dia reuniu delegados das províncias da Bolívia, Brasil, Caribe, Centroamérica, Chile, Equador, Paraguai, México, Peru e Venezuela. “O intercâmbio foi extremamente enriquecedor, refletindo um processo de recuperação e reconstrução desses trabalhos após a pandemia”, afirmou o Pe. Hernán Quezada, SJ, Delegado de Formação, Juventude e Vocação da CPAL. 

Os participantes apresentaram planos provinciais de promoção vocacional, acompanhamento aos candidatos e programas voltados às juventudes. Também foi revisado o plano da CPAL, com linhas de ação desenvolvidas para otimizar recursos e fortalecer iniciativas locais. Foi destacada a articulação com redes juvenis como FLACSI, AUSJAL, Fe y Alegría e Techo, com um próximo encontro previsto para setembro do ano seguinte, em Bogotá, Colômbia. 

Mestres de noviços: perfil do candidato e reconfiguração do noviciado 

Nos dias seguintes, os delegados de juventudes, vocações e mestres de noviços se reuniram para relançar a pastoral vocacional, revisar critérios de admissão e avaliar programas prévios ao noviciado, em especial nas regiões Mesoamericana, Andino-Amazônica e Cone Sul. O trabalho intenso e colaborativo trouxe frutos significativos para o fortalecimento da missão jesuíta na América Latina. 

Acolhimento e continuidade 

A Província do Brasil foi representada pelo Pe. Edson Tomé, SJ, Secretário para Juventude e Vocações, pelo Pe. Ponciano Petri, SJ, Coordenador do Plano de Candidatos, e pelo Pe. Jonas Caprini, SJ, mestre de noviços. Ambos participaram ativamente das reflexões e dinâmicas. Ao final, expressou-se grande gratidão pela hospitalidade e apoio local, que facilitaram todas as atividades. 

O encontro reforça o compromisso do Secretariado para Juventude e Vocações, que por meio da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil articula a formação integral de jovens e vocacionados, alinhando ações às prioridades da CPAL e consolidando a presença da Província na missão pastoral e vocacional regional.

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta