Evento reuniu especialistas e membros da comunidade acadêmica para um diálogo esclarecedor sobre saúde mental e convivência grupal

Pe. Silas Silva, SJ, via PAAM

No dia 14 de setembro, a Pastoral Universitária realizou mais uma roda de conversa do ciclo de formação sobre saúde mental, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Desta vez, o tema foi Saúde Mental e Convivência Grupal, participaram 27 pessoas da comunidade universitária, além do público em geral.

O convidado foi o psicólogo e professor Dr. João Paulo João Roberti Júnior, que iniciou a roda de conversa com uma atividade que gerou compartilhamento entre os participantes. Além disso, os convidados discutiram o que compreendiam sobre saúde mental e quais perguntas tinham sobre o assunto. Em seguida, dialogou sobre o que é saúde mental, enfatizando a busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar psicológico e relacionamentos sociais saudáveis e positivos.

Em um segundo momento, o palestrante também apresentou aos participantes os fatores que afetam a saúde mental, como estresse, isolamento social, dificuldades financeiras, violência e traumas. Posteriormente, destacou os meios para reduzir o estigma em relação à saúde mental por meio da autoconsciência, do diálogo aberto e sincero e da empatia.

Por fim, ressaltou o impacto da saúde mental na vivência grupal como promotora de qualidade de vida, resolução de conflitos, empatia e compreensão. Uma boa saúde mental permite desenvolver empatia e compreensão, facilitando a construção de relacionamentos positivos, equilibrados, saudáveis e duradouros.

O ciclo de formação tem sido um espaço de aprendizado, compartilhamento e convivência fraterna.

Compartilhar.

Deixe uma resposta