Da Redação

A história que passou e a que vivemos hoje está repleta de jovens líderes que, apesar de sua idade, conseguiram deixar uma marca indelével no mundo. Eles desafiaram o status quo (que significa “estado atual”), quebraram barreiras e, em muitos casos, mudaram o curso da história. Esses líderes começaram suas jornadas de liderança em idades variadas, provando que a liderança não tem idade.

Como disse o Papa Francisco após a missa e a oração do Angelus que celebrou na cidade de Asti, no Piemonte (noroeste de Itália) no ano passado: “E hoje há a necessidade de jovens verdadeiramente transgressores, inconformados, que não sejam escravos dos celulares, mas que mudem o mundo como Maria, levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com os outros, realizando sonhos de paz”. Essas palavras ressoam com a trajetória desses líderes jovens que vamos explorar, pois cada um deles, à sua maneira, foi transgressor, inconformado e dedicado a mudar o mundo para melhor.

Agora, vamos mergulhar nas histórias desses líderes e as idades em que começaram suas jornadas de liderança:

Santa Joana D’Arc: com apenas 17 anos, emergiu de sua vida simples como camponesa para se tornar a heroína da França durante a Guerra dos Cem Anos. Sua fé inabalável e coragem extraordinária inspiraram um país inteiro e mudaram o curso da história.

Martin Luther King Jr.: aos 26 anos já estava liderando o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Sua visão de uma América onde todos são julgados pelo conteúdo de seu caráter, não pela cor de sua pele, inspirou milhões e continua a ressoar nos dias de hoje.

Mahatma Gandhi: foi com 24 anos que começou a se envolver na luta pela independência da Índia. Sua filosofia de resistência não violenta mostrou ao mundo o poder da paz e da persistência.

Santo Inácio de Loyola: tinha 30 anos quando começou a converter sua vida de soldado e nobre para servir a Deus. Ele fundou a Companhia de Jesus e deixou um legado duradouro na educação, na transformação social e na espiritualidade.

Carlo Acutis: aos 14 anos reconheceu o potencial da internet como ferramenta de evangelização. Combinando sua fé e habilidades tecnológicas, criou um site que catalogava milagres eucarísticos globais. Beatificado pelo Papa Francisco, Carlo se tornou um modelo inspirador para jovens católicos, provando que a idade não limita o serviço às pessoas e a dedicação à sua fé.

Malala Yousafzai: tinha apenas 15 anos quando foi baleada pelo Talibã por defender a educação das meninas. Ela sobreviveu e se tornou a mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz, continuando a lutar pela educação das meninas em todo o mundo.

Greta Thunberg: aos 15 anos que começou a greve escolar pelo clima que inspirou milhões de jovens em todo o mundo a lutar por um futuro melhor. Sua paixão pelo planeta e sua habilidade de mobilizar pessoas de todas as idades para a ação a tornaram uma das vozes mais influentes na luta contra as mudanças climáticas de nosso tempo.

Igor Bastos: liderança jovem do Movimento Laudato Si’, que desenvolve ações concretas pelo bem da nossa casa comum.

Wanessa Freire: Secretária Nacional da Pastoral da Juventude no Brasil e um dos principais exponentes em lideranças jovens nas comunidades católicas.

Netinha: Evenice Barbosa Neta atuava no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), sempre com um compromisso inegociável com as juventudes. Faleceu prematuramente por conta de um aneurisma cerebral em 2022.

Alice Pataxó: Comunicadora e ativista indígena, participou da COP26, em Glasgow, como porta-voz da defesa do meio-ambiente e dos direitos indígenas.

Estes exemplos nos ajudam a refletir sobre a intrepidez e coragem dessas lideranças jovens. O segredo do seu sucesso reside na paixão, convicção, coragem e vontade de fazer a diferença. Elas nos mostram que não importa a idade, todos têm o poder de mudar o mundo. Grandes líderes têm a habilidade de agregar pessoas às suas ideias, influenciar positivamente o sistema e deixar um legado duradouro.

O autoconhecimento, proatividade e habilidade de comunicação são características essenciais para um bom líder. Através dessas qualidades, um líder é capaz de promover o trabalho em equipe, gerenciar conflitos de forma construtiva, tomar decisões eficazes, aceitar desafios e respeitar os outros. Essas lideranças jovens nos mostram que a liderança não está restrita a uma faixa etária específica, e todos têm o potencial de causar um impacto positivo ao seu redor.

Diante dessas histórias inspiradoras, é hora de refletir sobre nosso próprio potencial de liderança. Cada um de nós possui habilidades únicas e uma voz poderosa para fazer a diferença em nossa comunidade e além. Que tal começar a explorar suas paixões, desenvolver suas habilidades e assumir um papel de liderança em uma causa que você acredita? Não espere pelo momento perfeito, pois a liderança começa com o primeiro passo. Junte-se a essa jornada de transformação e deixe sua marca no mundo. O futuro está em suas mãos.

Compartilhar.
Deixe uma resposta