Ordenação em Roma marca missão de jovem jesuíta brasileiro

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp

Jesuítas de 12 países foram ordenados na Igreja do Gesù, em Roma, com o lema: “Eu estou entre vocês como quem serve” (Lc 22,27). Entre eles, o brasileiro Lucas M. dos Santos, da Província dos Jesuítas do Brasil 

Ir. Douglas Turri, SJ, via MAGIS Brasil 

Na última terça-feira, 22 de abril, quinze jesuítas de doze países foram ordenados diáconos na Igreja do Gesù, em Roma – a igreja-mãe da Companhia de Jesus. A celebração foi presidida pelo bispo de Tubernuca e administrador do Vicariato Apostólico da Anatólia, na Turquia, Dom Antuan Ilgit, SJ. 

Entre os ordenados estava o jesuíta Lucas Maurício dos Santos, SJ, da Província do Brasil, que deu mais um passo em sua caminhada vocacional. Sua ordenação é sinal visível de uma trajetória amadurecida ao longo dos anos, não como conquista pessoal, mas como entrega generosa da vida a Deus, inflamada por Sua paixão pelo Reino, traduzida em gestos concretos de ternura e justiça. 

Toda vocação nasce de um gesto de amor: um desejo que inquieta, uma admiração que desperta, uma simplicidade que chama. O diaconato é fruto dessa experiência profunda de chamado – uma resposta livre e consciente, que se expressa no compromisso de servir e anunciar a Palavra. 

Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada em vida concreta. Ele se ocupa, sobretudo, das necessidades dos mais pobres, sendo sinal visível da caridade de Cristo. Sua missão é servir, interpretar a Palavra e viver a Liturgia por meio do ministério do cuidado e do amor. 

Mais do que uma etapa rumo ao sacerdócio, o diaconato é uma missão em si: um sacramento que perpetua o envio da Igreja. Inspirado por Jesus, o diácono consagra sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra – alimento que sustenta, anima e gera esperança. 

Rezemos pelo Lucas e por todos os novos diáconos jesuítas, para que sejam fiéis servidores do Reino, com humildade, ardor e alegria. 

Assista a celebração completa clicando aqui

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta