Sediado em Florianópolis (SC), no Colégio Catarinense, entre os dias 12 a 14 de outubro, mais de 80 jovens se reuniram para o Encontro Regional Sul do Programa MAGIS Brasil. A ocasião contou com a presença da juventude articulada pelo Programa dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e também com jesuítas, colaboradores e parceiros ligados ao MAGIS Brasil.

Comprometimento com a transformação das realidades desumanizantes

Buscando a melhor articulação em rede e com a espiritualidade inaciana, e seguindo o itinerário de encontros que reúnem os jovens de regiões onde o Programa se faz presente, a oportunidade proporcionou aos participantes a reflexão e prática da campanha de 2018 “Ser Mais Consciente”. Vanessa Correia, Coordenadora do Eixo Metodologia do Programa MAGIS Brasil, partilhou que “durante o encontro, foi vivenciado junto aos jovens diferentes metodologias e abordagens que trataram a temática da Conscientização, por meio de três aspectos fundamentais: o conhecimento e aproximação da realidade de forma crítica, o envolvimento e afeto com essa realidade e também o comprometimento com a transformação destas realidades”. O tema trabalhado este ano pelo Programa visa ajudar os/as jovens a descobrir o mundo onde vivem e seu lugar nele; inspirar à vivência de uma fé madura e um engajamento social crítico; ampliar a sua capacidade discernir sobre a realidade e compreender as implicações da vivência diária do projeto do Reino.

Esses encontros regionais são muito importantes para perceber que no Programa MAGIS, apesar de ter um âmbito nacional, é necessário cada região fazer suas articulações, se conectar com possíveis parcerias e fortalecer sua rede local.” comentou Evenice Neta, Coordenadora do Eixo Voluntariado do Programa MAGIS Brasil, que se fez presente no encontro.

Já aconteceram também os Encontros MAGIS Sudeste (maio, em Belo Horizonte/MG) e o Nordeste (setembro, em Salvador/BA), além deste encontro no Sul. Os próximos serão os Encontros MAGIS Norte e Centro-Oeste, em novembro e dezembro respectivamente.

Clique aqui e confira os momentos do Encontro MAGIS Sul!

 

Compartilhar.

Deixe uma resposta