Com o tema ”Mindu: fonte de água, fonte de vida”, a Casa MAGIS Manaus realizou, na tarde do dia 16 de setembro, uma atividade socioambiental no Parque das Nascentes do Mindu, situado no bairro Cidade de Deus, zona leste da cidade de Manaus (AM).

Durante a programação, os participantes realizaram visitas as famílias que residem nas proximidades do parque, levando informações sobre a preservação da nascente do Mindu, que fica na região, e ouviram um pouco da realidade dos moradores. O evento reuniu mais de 25 jovens das Áreas Missionárias Santa Margarida de Cortona e João Paulo II, do setor Dom Luís, Paróquia de Guadalupe, do setor Parque Dez, Paróquia de Santo Antônio, do setor Avenida Brasil, além de jovens da Oca da Juventude e Pastoral da Juventude (PJ).

Lidiane de Aleluia Cristo, articuladora do eixo socioambiental da Casa MAGIS destacou que a atividade faz parte do calendário da Casa e que é importante conscientizar a comunidade para o cuidado de um bem que eles tem tão próximo: a nascente de um importante igarapé de Manaus. “A água é um bem, um bem comum, que pode acabar se não conservarmos de fato”, ressaltou Lidiane.

O igarapé do Mindu, um dos mais importantes da cidade de Manaus, atravessa a cidade de zona leste ao centro-sul, possui várias nascentes e, com o intuíto de preservar tanto sua extensão quanto suas fontes, foram criados os parques do Mindu e das Nascentes do Mindu.

Parque Municipal do Mindu

O Parque Municipal do Mindu, com 42,05 ha (quase 300ha a menos que o Central Park de Nova York) de biodiversidade no coração de Manaus e a 15 minutos do centro da cidade, é uma das quatro Unidades de Conservação da cidade, vitrine das espécies de flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.

O Parque do Mindu foi criado a partir de um movimento popular em 1989, dos moradores do bairro Parque Dez, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata que hoje é o mascote da cidade. Dentre os atrativos do Mindu, estão a biblioteca – com acervo de 2.000 livros – e as trilhas.

O objetivo do Parque é promover e desenvolver atividades ambientais e culturais com a finalidade de propiciar momentos de integração comunitária, permitindo despertar os moradores do entorno e os visitantes para questões socioambientais e culturais no que diz respeito à valorização do ambiente.

Parque Municipal das Nascentes do Mindu 

O Parque Municipal Nascentes do Mindu – criado pelo Decreto n° 8351 de 17 de março de 2006 – engloba uma área de 16 ha, localizado na Comunidade Santa Barbara, Bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Foi criado com a finalidade de preservar a mata ciliar das nascentes do Igarapé do Mindu, bem como a biodiversidade do local, sendo, portanto, o início do Corredor Ecológico Urbano do Mindu.


Texto e informações: Casa MAGIS Manaus

Compartilhar.
Deixe uma resposta