O encontro visa reunir comunicadores católicos de trabalhos relevantes no país para uma ação comunicativa eclesial sinodal

Ronnyelli Andrade via Nordeste Hoje.
Com colaboração de Ronnaldh Oliveira

Na noite da última quarta-feira (13) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por meio da Pastoral da Comunicação Nacional e da Comissão Episcopal para Juventude realizou a 2ª reunião para a discussão e desenvolvimento do projeto intitulado “Missionários Digitais”, inspirado nas diretrizes emanadas do último Sínodo proposto pelo Papa Francisco no Vaticano.

A reunião contou com a presença do Bispo de Guarapuava e membro da Comissão Nacional de Comunição da CNBB, Dom Amilton Manoel da Silva, do assessor para a Juventude da CNBB, P. Antônio Ramos do Prado e do assessor nacional da Pastoral da Comunicação, P. Tiago Síbula. Além deles, 30 comunicadores católicos convidados, incluindo o coordenador nacional de comunicação da Rede Inaciana de Juventudede, Ronnaldh Oliveira e do comunicador do Centro MAGIS Burnier, Daniel Romano.

O projeto Missionários Digitais tem como propósito principal alinhar-se com as diretrizes do Magistério da Igreja, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos bispos locais, formando um grupo coeso capaz de navegar pelas complexidades da comunicação. A reunião buscou estabelecer alicerces sólidos para esse grupo, incentivando o diálogo e a colaboração entre os participantes, levando a mensagem da fé para o cenário digital.

Uma síntese do último Sínodo, que destacou a importância da presença da Igreja no mundo digital, serviu como pano de fundo para as discussões. Os participantes foram instigados a refletir sobre como a mensagem do Evangelho pode ser mais efetivamente transmitida através das plataformas digitais.

Dentro desse contexto, o Papa Francisco tem sido uma figura inspiradora ao encorajar a “cultura do encontro” mesmo nos espaços virtuais. A criação de um grupo no Whatsapp durante a reunião representa um passo prático em direção a essa cultura, proporcionando um canal instantâneo para a troca de ideias e o fortalecimento dos laços entre os participantes. A ideia central é assumir a novidade do hoje, reconhecendo o potencial das ferramentas digitais para criar laços, compartilhar valores e expandir a mensagem do Evangelho. O projeto “Missionários Digitais” é uma resposta a esse chamado, um esforço conjunto para explorar e abraçar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital

A próxima etapa do projeto Missionários Digitais será marcada por um encontro no início do ano que vem. Nesse encontro, a intenção é realizar um discernimento coletivo para identificar a rodovia digital que como comunicadores católicos em sinodalidade, devem percorrer. Um encontro presencial para 2024 reunindo comunicadores católicos, bispos e sacerdotes está no horizonte do grupo.
Que o próximo encontro, marcado para o início do ano, seja um marco para a evangelização nos meios digitais, guiando-os na construção de uma presença digital significativa e inspiradora.

Compartilhar.
Deixe uma resposta