A Rede Inaciana de Juventude que vive há quase dois anos a Campanha Nacional “Ser Mais Presente”, propõe aos jovens uma nova reflexão
Editorial MAGIS BRASIL
No caminho feito até aqui com a Campanha Ser Mais Presente, reconhecemos o nosso tempo. O tempo presente continua sendo marcado por sua realidade contrastante, em que luzes e trevas se entrelaçam. As batidas do relógio vão anunciando sempre uma passagem. O tempo não para. Contudo, é sempre presente, pois o passado fornece matéria para compreendê-lo e o futuro abre-o ao provável e ao improvável.
Todas as pessoas são marcadas pelo tempo. Algumas, feridas por ele. Daí o motivo de várias doenças psicológicas terem suas raízes nessa relação com o tempo. Ou não conseguimos nos libertar do passado, considerando seu princípio de irreversibilidade, ou nos angustia o futuro. Passado ou futuro, tudo acontece e é experimentado no presente.
De modo a estabelecer uma lúcida e livre relação com o tempo, a Campanha Ser Mais Presente iniciou suas ações com a abordagem do tema em sua dimensão de temporalidade. Olhar para o tempo presente, com lucidez e liberdade, foi o grande convite de nosso primeiro itinerário.
Neste itinerário, acreditamos que uma das formas de viver esse tempo, com toda a sua densidade, é reconhecermo-nos como Dom. Somos um presente de Deus para o mundo! Nossa vida é um grande dom e, também, uma tarefa. Dom, porque é gratuita, uma vez que nada fazemos para merecê-la. É tarefa, porque devemos assumir um processo de humanização, de ser mais vida.
Temos muitos exemplos de vida que transbordaram, que apontaram traços de eternidade de tanto se doarem. Homens e mulheres que assumiram, sem medo, a aventura da vida e se abriram a um amor sem limites. No âmbito da Revelação de Deus, somos colocados e colocadas diante da nossa dignidade e vocação em Jesus Cristo. Ele é o ser humano que expressa aquilo que todos e todas somos chamados e chamadas a ser. Ele, com suas palavras e gestos, vai descobrindo, tirando o véu e revelando a verdadeira imagem e semelhança de Deus. É Jesus quem se dá por completo. Nossa vida é iluminada por sua vida, e nele reconhecemos um verdadeiro caminho de vida.
Santo Inácio percebeu o quanto a vida de Jesus ainda é um Dom a ser acolhido por nós. O mistério de Deus, revelado em Jesus, nos ultrapassa. Porém, não só isso. Ele nos coloca em movimento. Por isso, pedir ao Senhor a graça do conhecimento íntimo de Jesus para mais amá-lo e segui-lo parte da certeza de que a imagem, a presença de Jesus sobre nós, é capaz de nos transformar.
É preciso um olhar lúcido e livre capaz de assumir o tempo presente não mais como tempo cronológico, que escraviza com sua impiedosa interrupção, mas como kairós, tempo qualificado, cheio de sentido e contado pelas batidas do coração. Além disso, o reconhecimento, a partir da vida de Jesus, de que a nossa vida é dom e tarefa nos abre para acolher e assumir a dinâmica do Reino de Deus.
Essa fecunda consciência, fruto de uma profunda experiência humana e espiritual, lança-nos aos e às demais. O dom da vida transborda e é enviado para os contextos em que a existência é ameaçada, onde a dignidade da pessoa não é reconhecida. Nesse momento, a Campanha Ser Mais Presente alcança sua expressão máxima. Olhando a nossa realidade com um olhar que ultrapassa a superfície, o imediato, queremos “dar de graça aquilo que de graça recebemos” (Mt 10,8), colocando-nos a caminho, porque sentimos o nosso coração arder pelo encontro com Jesus Ressuscitado.
Ser Mais Presente é um chamado feito pelo próprio Senhor. Como corpo reunido em missão, somos enviados e enviadas a um mundo doente, ferido e cansado, violentamente marcado pela deterioração do diálogo na esfera pública e pela crise nos processos democráticos, de modo a colaborar para a construção de uma verdadeira cultura do cuidado e da transparência, rumo a uma Igreja em saída, sinodal e fraterna (Cf. Plano Apostólico da Província do Brasil).
Há uma expressão muito particular que marca o modo de ser e estar no mundo das pessoas que, a exemplo de Inácio de Loyola, escolheram seguir Jesus: Contemplativas na Ação.
Qual é o meu modo de Ser Mais Presente?
Neste último itinerário da Campanha que iniciamos hoje, gostaríamos de convidar a todos e todas a refletirem sobre essa pergunta no cotidiano, para buscarmos, cada vez mais, ser presença qualificada, sensível e transformadora no mundo e nas fronteiras existenciais, humanas e sociais que nos cercam.
Para nos ajudar com essas reflexões, ao longo dos próximos meses, a cada quarta-feira, publicaremos conteúdos sobre como ser mais presentes, tendo como guia as quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.
Você topa embarcar neste caminho conosco?
Para baixar o Itinerário também em PDF clique aqui.