Por ocasião dos 10 anos da Rede Inaciana de Juventude, centenas de jovens puderam conhecer mais de perto a vida do Padroeiro do Brasil

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

A festa litúrgica de São José de Anchieta foi marcada pela presença de centenas de jovens de várias regiões do país. Eles participaram da abertura da Campanha Inter-redes da Província dos Jesuítas no Brasil “Ser Mais com os Demais” e das celebrações iniciais dos 10 anos da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL.

Com a presença do Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino, que presidiu a liturgia, o evento contou com a participação de religiosos, presbíteros e mais de 4.000 fiéis. A missa foi transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, tendo repercussão nacional e internacional.

10 anos de Canonização

O ano de 2024 é significativo para a Igreja e para a Companhia de Jesus, que celebra a primeira década da canonização do santo jesuíta, conhecido por seu trabalho com os indígenas por meio da arte, cultura, gramática e educação. Em sua homilia, o bispo parabenizou a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL por seus 10 anos, destacando aspectos proféticos da vida de São José de Anchieta.

Jovens do Rio de Janeiro e Belo Horizonte participam da Celebração Eucarística/ Foto: Ronnaldh Oliveira

Gramática da Humildade e do Amor

“A celebração foi profunda, me ajudou a rezar e a rever pontos importantes de minha vocação religiosa e jesuíta”, partilhou o estudante jesuíta Renato Correia, SJ, atualmente nos primeiros estudos em Belo Horizonte.

“Anchieta sempre nos ensina, especialmente no acompanhamento das juventudes. Ele soube, com criatividade, levar a Boa Nova a todos. Nos motiva a não cair na inércia e a praticar a gramática do amor e da humildade ao estar com os jovens”, disse o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ.

“Me Inspira a Confiar”

Para o jovem vocacionado Gabriel Ferreira, a natureza junto à celebração eucarística proporcionou uma experiência concreta e especial. “Eu já havia lido livros de Anchieta, mas estar aqui tornou-se algo muito mais concreto. Sua vocação me inspira a confiar em Deus e com coragem abraçar o Reino”, afirmou.

Após a Santa Missa, a Prefeitura Municipal de Anchieta, em parceria com o Santuário Nacional, promoveu um show do Missionário Dunga, que animou os presentes.

Compartilhar.
Deixe uma resposta