Em homenagem ao dia de São Pedro Fabro, jesuítas reafirmam o compromisso com a Ordem e com a Igreja em celebração significativa

Caio Viera via MAGIS BRASIL
com informações de Mateus Pereira, SJ

Na última quarta-feira (2), data de grande significado para a Companhia de Jesus por celebrar o dia de um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola,  São Pedro Fabro, foi realizada uma cerimônia especial na capital mineira.

 Na ocasião, os jesuítas Antonito Martins, Igor Cristiano, Luan Amorim, James Castro e Mateus Pereira receberam os ministérios do leitorato e do acolitato das mãos do provincial da Companhia de Jesus no Brasil, padre Mieczyslaw Smyda, SJ.

Esta celebração representou uma etapa importante na formação dos religiosos que se preparam para o sacerdócio, consolidando a dedicação da Ordem Jesuíta à formação de seus membros ao serviço dos demais. Mateus Pereira, um dos jesuítas que recebeu os ministérios, afirmou que “receber os ministérios é reafirmar a pertença à Companhia e à Igreja”.

Leitorato e Acolitato

O leitorato e o acolitato são marcos fundamentais no caminho vocacional de um sacerdote. No leitorato, o instituído se dedica à mesa da Palavra, proclamando oficialmente as leituras das celebrações (exceto o evangelho), além de organizar a catequese e orientar a participação do povo na assembleia. Já no acolitato, o instituído auxilia o diácono, o padre e os ministros extraordinários da comunhão eucarística durante o rito litúrgico.

O Jesuíta Mateus Pereira recebe o ministério/ foto: arquivo pessoal

A cerimônia de instituição dos jesuítas no leitorato e acolitato ocorreu em homenagem a São Pedro Fabro, um dos primeiros companheiros de São Inácio de Loyola, fundador da Ordem Jesuíta. Fabro é reconhecido pelo seu incansável trabalho missionário e serve de exemplo para todos os jesuítas.

Seja Jesuíta!

Se você sente um chamado para servir, para fazer a diferença no mundo e viver uma vida com propósito, considere se tornar um jesuíta. Este é o chamado para ser mais para os demais. A Companhia de Jesus, fundada por São Inácio de Loyola, proporciona um encontro consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Como jesuíta, você terá a oportunidade de trabalhar pela justiça social, educar, pregar e contribuir para a construção de um mundo melhor. Junte-se a nós nesta missão a serviço daqueles que mais precisam

Compartilhar.

1 comentário

Deixe uma resposta