No último domingo (20/02), o Espaço MAGIS Manresa desenvolveu duas atividades simultâneas no Lago Municipal de Cascavel-PR (onde fica localizado o EM+). As atividades que compõem projetos de socialização do conhecimento e de acesso a cultura abriram espaço para dialogar acerca dos espaços de cultura e do consumo consciente.

A Feira do Livro Dado é uma proposta do EM+ para redistribuir conhecimento de forma livre sem o uso de valores monetários como moeda de troca. Dessa forma, os participantes da Feira poderiam doar livros e, por vezes, não levarem nenhum, enquanto outros poderiam levar grande variedade de livros sem deixar nenhum

Inspirados pela Economia de Francisco e Clara, buscou-se elucidar a importância de se refletir sobre o consumo consciente e a relação que temos com o dinheiro. Ao se propor uma feira que não se utiliza de valores monetários como métrica para distinguir um livro bom do ruim, um livro novo de um livro velho e assim por diante, se possibilita uma reflexão importante sobre o uso efetivo desse livro e o que ele representa para seu leitor, mostrando que aquilo que é considerado descartável para um, pode servir como instrumento de aprendizado para outro.

Ao mesmo tempo que os participantes trocavam seus livros, logo ao lado ocorria o Oração com Arte (OCA), uma proposta que vêm sendo retomada pelo EM+ Manresa para criar e ampliar ambientes de cultura popular. As oficinas desenvolvidas no OCA no dia 20 foram de: Fotografia, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Humberto Porto Borges, Filtro dos Sonhos, ministrada pela colaboradora Nicole Inaê de Oliveira e Marca Páginas, ministrada pela colaboradora Eloísa Pompermayer Ramos.

Durante a Feira foram contabilizadas mais de 160 participantes que vieram trocar, deixar ou levar livros para casa, 501 livros foram doados, dos quais 229 foram levados. No OCA foram contabilizadas 50 inscrições e participações nas oficinas.


Por Guilherme Augusto Siebeneichler
Agente de Pastoral

Compartilhar.
Deixe uma resposta