Durante os meses de dezembro e janeiro, a Rede MAGIS Brasil, convida os Centros, Espaços e demais serviços, projetos e companheiros/as de missão a se somarem em prol da realização de experiências que oportunizem a imersão e vivência de ações que fomentem e potencializem a construção do projeto de vida dos jovens, seja por meio de ações de voluntariado, de espiritualidade, de formação ou da união de todas elas. Essas experiências formam um grande mosaico do modo de ser da Rede espalhada pelo Brasil.

O Espaço MAGIS Manresa, para se somar a esse movimento, realizou no dia 28 de janeiro de 2023, a Experiência MAGIS “Ser Mais Presente: dom para o mundo”, que se colocou no caminho de apresentar a proposta do itinerário “Dom”, da Campanha MAGIS 2022-2023, além de lançar um olhar para o 3º Ano Vocacional vivenciado pela Igreja do Brasil e tendo por inspiração artística o filme “A Viagem de Chihiro”, de produção do Studio Ghibli (2001).

O encontro oportunizou momentos de oração pessoal e comunitária à partir da espiritualidade inaciana, dando espaço aberto aos participantes para depositarem na mística o seu entendimento sobre vocação. Ao longo de toda a manhã, foi-se construindo um caminho de diálogo sobre identidade, vocação, dom, missão, doação, partilha… o que possibilitou ao grupo tecer laços de proximidade que permitiram partilhas sinceras e uma rede de apoio para seguir construindo conjuntamente um horizonte comum.

A oração comunitária foi interpelada pela questão “quem dizem que eu sou?”, inspirada no texto bíblico de Mateus (Mt, 16) e a oração pessoal trouxe alguns pontos acerca do sonho e do desejo da rainha Ester (Et, 7) que, mediados pela roda de conversa, levaram os participantes a refletirem como a identidade é construída de forma coletiva, como o sonho é mais amplo que o eu e como a vida é interligada com tantas outras pessoas para que seja possível compreender que “ser dom para o mundo” significa um modo de disposição para perceber tanta vida que é gerada pela nossa vida.

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Clã Som Vinner, um grupo composto por jovens artistas que desenvolvem peças teatrais e atividades artísticas que representam o modo de vida e os costumes vividos pelos Vikings e cavaleiros medievais. O grupo, além de realizar uma apresentação aos presentes, também permitiu que pudessem entrar nesse jogo teatral, criando um espaço de descontração, partilha e convivência.

Por fim, a tarde foi encerrada com a exposição e diálogo sobre o filme “A Viagem de Chihiro” que trouxe muitos elementos sobre identidade, presença efetiva e afetiva no mundo, autossuperação, trabalho e vocação. Uma sugestão para acompanhar o itinerário “Dom” da Campanha Ser Mais Presente.

O Espaço MAGIS Manresa agradece a presença dos participantes que puderam partilhar sua vida nesses breves momentos conosco, os/as colaboradores/as e o Sr. Julsemino que se dispuseram a fazer esse momento acontecer, além da equipe do Clã Som Vinner, a equipe do JinRou, o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Cascavel (SAV), a Ir. Beatriz que esteve presente representando as Irmãs Clarissas, o Luis Henrique – seminarista da Arquidiocese de Cascavel, o Eduardo Padilha, que passará a compor o noviciado jesuíta em Nossa Senhora da Graça, Feira de Santana (BA) e tantos outros nomes que carregamos no coração com muita gratidão.

Compartilhar.
Deixe uma resposta