Espaço MAGIS BH e Espaço MAGIS Trindade, em parceria com a Congregação das Filhas de Jesus, proporcionaram aos jovens mineiros um mergulho no encontro com Deus a partir das práticas inaciana

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL,
com informações de Renato Correia, SJ

Os Exercícios Espirituais são um legado deixado por Santo Inácio de Loyola não somente à sua família espiritual, mas também a toda a Igreja. Milhares de pessoas, entre leigos, religiosos(as), consagrados(as), padres, bispos e até mesmo o Papa praticam a experiência da vivência dos exercícios ao redor do mundo.
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL – pensando num processo gradativo de aprofundamento das juventudes não só no carisma inaciano como nas práticas dos Exercícios Espirituais – fez uma adaptação das Experiências na Vida Cotidiana (EVC) e dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) com uma proposta lúdica voltada para os destinatários da Rede.

Parceria para os exercícios

O Espaço MAGIS BH e Espaço MAGIS Trindade, em parceria com a Congregação das Filhas de Jesus, proporcionaram aos jovens mineiros um mergulho no encontro com Deus, a partir das práticas inacianas, com a realização das cinco etapas dos Exercícios Espirituais para Jovens, nos dias 20 e 22 de outubro, na Casa Santíssima Trindade, na capital mineira.

Foto: Paulo Vinicius, SJ

“Foi um momento de conhecimento interior, praticar a escuta e tomar conhecimento de tudo que tenho vivido e entender também o meu papel neste mundo. Foi um momento de muita reflexão, onde consegui entender através do silêncio e das orações um caminho de paz e amor”, afirmou o jovem Ítalo Coutinho que concluiu a primeira etapa dos Exercícios.

Envolvimento que leva a uma experiência de Deus

Das 57 pessoas envolvidas na atividade, 47 foram jovens que vivenciaram experiências de pontos de oração, oração pessoal, acompanhamento, celebração eucarística diária e lucernário.

“Minha experiência com os Exercícios Espirituais para Jovens, já na 4° etapa, foi enriquecedora. Ser convocada pelo Espírito Santo à mudança não é um processo fácil, mas a consolação vem com o caminho. Sou grata ao MAGIS BH e aos jesuítas por proporcionarem esse espaço. Como Deus despertava em meu coração, é tempo de “viver o mistério divino com os pés no chão”. É o que desejo a todos os jovens: sonhar grande, sonhar com o Cristo”, partilhou a jovem Vanessa Guimarães.

Camila de Paula, que realizou a quinta etapa dos Exercícios Espirituais e com isso finalizou o itinerário dessa proposta, contou que a experiência dos Exercícios Inacianos é um convite ao “reconhecimento do Amor de Deus no cotidiano, no caminho”. A jovem concluiu que a experiência possibilita “experimentar a vida como Dom partilhado com toda a humanidade”.

Os Exercícios Espirituais para Jovens são realizados em diversos espaços e Centros MAGIS no Brasil em várias oportunidades durante o ano. Os encontros podem ser acompanhados pelo site da Rede Inaciana de Juventude.

Compartilhar.
Deixe uma resposta