Foi no clima de reencontro e de muita esperança que aconteceu o XVII Encontro da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude nos dias 01 a 04 de setembro de 2022, no Centro MAGIS Inaciano de Juventude em Fortaleza no Ceará. 

Este encontro nos ajudou a aprofundar a missão da Rede diante da realidade e dos apelos que os e as jovens nos fazem. No primeiro momento tivemos uma análise de conjuntura onde o sociólogo Rafael Silva nos mostrou as grandes demandas do mundo atual nos motivando ao diálogo permanente com a juventude. Os momentos que se seguiram nos ajudaram a recuperar, na história, os marcos que inspiram e iluminam a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e provocados/as pelo Pe. Edson Tomé, SJ fomos motivados/as a assumirmos na nossa missão a sinodalidade como prática coletiva, tomando como inspiração o processo do Sínodo da Juventude e Vocações que aconteceu em 2018. 

O grande marco deste encontro foi a participação e o protagonismo da juventude que por meio de vídeos e presencialmente nos trouxeram apelos que dão horizontes para o trabalho da Rede. Tivemos a participação da Pastoral da Juventude (PJ), da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ), Conferência Nacional dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB).

Além de fortalecer a nossa caminhada, neste encontro, a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude tira como urgência a necessidade de se aproximar cada vez mais dos e das jovens por meio dos centros e institutos, e de caminhar em comunhão e cuidado para a vida destes que compõem a Rede, e por fim, de comunicar nossas ações dando visibilidade ao nosso trabalho. 

A Rede deseja ser um instrumento de reflexão, cuidado e de promoção de vida para as diversas juventudes, procurando nossos centros e institutos para fortalecer os trabalhos com os e as jovens. 

Você sabe quais os centros e Institutos compõe a Rede? 

A Rede Brasileira é uma articulação de Centros e Institutos que acredita nas juventudes, nasce e se reconhece na experiência da mística cristã católica libertadora, mantendo sua autonomia e independência em relação à Instituição eclesial. Esses centros e institutos orientam e organizam seus esforços para sustentar e apoiar os grupos e instituições que têm os/as jovens como protagonistas de sua ação, trabalhando as dimensões e os processos de uma formação integral.

Atualmente fazem parte desta rede: 

 Centro MAGIS Anchietanum (SP) 

Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CE) 

Centro MAGIS Amazônia (PA) 

Centro MAGIS Burnier (DF) 

Centro de Cursos de Capacitação da Juventude – CCJ (SP) 

Centro Estigmatino de Pastoral (DF) 

Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude (DF) 

Instituto Paulista de Juventude (IPJ) (SP) 

Instituto Pastoral da Juventude – Leste 2 (IPJ Leste2) (MG) 

Trilha Cidadã (RS) 

Instituto Catarinense de Juventude (SC) 

Instituto de Formação Juvenil – IFJ (MA) 

 "Devemos passar de um cuidado pastoral 'para' os jovens para um cuidado pastoral 'com' os jovens".

Sínodo "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

Texto: Robson Oliveira

Compartilhar.
Deixe uma resposta