‘’Em comunhão com a Encíclica Laudato Si’ (LS), que evidencia a grande problemática envolvendo o cuidado com a Casa Comum e nos faz um apelo de reconciliar e construir relações mais justas com a Criação, o Eixo Socioambiental fomenta o trabalho na perspectiva de uma linguagem e formação de base, respeitando sempre a pluralidade e as especificidades locais, no desejo de formar as juventudes para o despertar de uma consciência socioambiental (…)’’, nos explica a Carta Orientadora do Eixo Socioambiental, documento que apresenta as diretrizes dos projetos e objetivos que incorporam essa frente de missão do Programa MAGIS Brasil.

Hoje coordenado pelo Centro MAGIS Amazônia, localizado em Belém (PA), o Eixo Socioambiental tem a missão de pautar os temas relacionados a questão ambiental por meio de atividades formativas, seminários, publicação de subsídios e difusão de conteúdos de relevância para esse campo de atuação. A incidência do Eixo se dá, primeiramente, com e para as juventudes que fazem parte da rede de Centros, Casas e Espaços MAGIS espalhados pelo Brasil. Conheça nossa rede clicando aqui.

Pe. Edson Tomé, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia e coordenador do Eixo Socioambiental, partilha conosco sobre as motivações do trabalho e comenta sobre a realização do Seminário Socioambiental.


Seminário Socioambiental

Incorporado como parte integrante da programação do Eixo, o Seminário Socioambiental destaca-se como atividade central dentro da estratégia de promover espaços de reflexão e debate sobre temáticas socioambientais. Em 2017, chegando a sua 4ª edição, o Seminário ocorreu no Colégio São Raimundo Nonato, em Santarém (PA). A atividade reuniu cerca de 50 jovens participantes e foi organizada pelo Espaço MAGIS Santarém em parceria com o Centro MAGIS Amazônia.

O jovem Vinicius (16), de Santarém (PA), participou do Seminário e partilhou como foi sua experiência. Assista:


Publicações do Eixo Socioambiental

O Programa MAGIS Brasil torna público dois documentos que são frutos do trabalho de construção e implementação do Eixo Socioambiental: a Carta Orientadora e o Relatório da II Reunião do Grupo de Trabalho do Eixo. Ambos os conteúdos tratam de questões relacionadas a missão de sensibilizar e promover, junto as juventudes, uma ação transformadora no mundo diante da perspectiva do cuidado com o nosso planeta.

Conceituando termos, detalhando visões e apontando encaminhamentos concretos para o trabalho, ambos os documentos são leituras fundamentais para se compreender o trabalho do MAGIS Brasil na área socioambiental. Acesse os materiais clicando aqui.

Acompanhe a #SemanaSocioambiental através do site, facebook e twitter do Programa MAGIS Brasil. 

Compartilhar.
Deixe uma resposta