EEJ em Etapas em Itaici, interior de SP

“O ar é puro e inebria meus pulmões de calma. Não há barulho. Só há Deus.” – Trecho do poema de Larissa Fernandes, inspirado durante a vivência dos EEJ na Bahia em maio.

O final de ano se aproxima e é momento de olharmos para os meses que passaram para colhermos frutos e aprendermos com a caminhada. Dentro do Eixo Exercícios Espirituais foi realizada uma pesquisa que apresenta a quantidade de jovens que vivenciaram os EEJ (Exercícios Espirituais para Jovens) em Etapas pelo Programa MAGIS Brasil no ano de 2019.

Ao todo foram 911 jovens que experimentaram, em sua maioria na modalidade de retiro em etapas, a espiritualidade inaciana de forma mais aprofundada. Analisando mais detalhadamente, a pesquisa aponta que a região com maior adesão foi o Sudeste, com 380 jovens. Seguindo, temos o Nordeste com 256 jovens, Sul com 139 jovens, Norte com 71 jovens e o Centro-Oeste com 40 jovens. É somado também nesse número total a atividade nacional da vivência dos Exercícios Espirituais em 08 dias, que teve presente 25 jovens de todas as regiões do país.

Allyni Berdusco, que realizou a 1ª etapa dos EEJ em Curitiba (PR) no mês de outubro, partilhou conosco que “finalmente encontrei minha verdadeira espiritualidade (e não é sentimento só pós retiro), vejo que encontrei onde eu devo estar. Senti muito forte o chamado para servir!”.

A pesquisa também mostra que os EEJ foram vivenciados em 22 cidades diferentes do país, afirmando mais uma vez a eficácia do trabalho em rede realizado atualmente pelo Programa. Quando constatamos esta grande quantidade de jovens, surge primeiramente o sentimento de gratidão. Além disso, reforça a necessidade de se manter estruturas físicas, recursos humanos e os diversos meios que levam a espiritualidade inaciana à tantos/as jovens pelo país.

Estes mais de 900 jovens são sinalizadores desta frente de trabalho com as juventudes, que busca atender também uma das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que nos convida a “acompanhar os jovens na criação de um futuro esperançoso”.

Me cativou, libertou de coisas antigas e revelou o quanto sou amado por Deus“, partilhou Edilan Oliveira, de Viçosa (MG), após vivenciar o retiro em terras mineiras.

O Programa MAGIS Brasil segue desejoso de que em 2020 jovens do Brasil continuem saboreando o amor gratuito de Deus, pois não há maior consolação do que experimentar “a largura, o comprimento, a altura, a profundidade e de conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento” (Ef 3,18-19).

Compartilhar.
Deixe uma resposta