Instituto Humanitas e Programa MAGIS oferecem Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) em Olinda (PE)

Continuando a caminhada realizada durante todo esse ano, a Universidade Católica do Pernambuco (Unicap), por meio do Instituto Humanitas, em parceria com o Programa MAGIS Brasil, ofereceu nos dias 02 a 04 de novembro o retiro “Experiência Humana e Espiritual para jovens e universitários”, que ocorreu no Convento de São Francisco, em Olinda (PE).

Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio adaptado para jovens, esse momento de oração, meditação e reflexão é composto por 05 etapas. Nessa edição foram oferecidas a primeira etapa, que tem por objetivo ajudar o participante a perceber o amor de Deus e iniciar a relação com o Senhor por meio da Espiritualidade Inaciana; e a segunda etapa, que ajuda o exercitante a reconhecer o pecado pessoal e social, para que, por meio da misericórdia, possa estabelecer uma relação ordenada com a criação, louvando e servindo a Deus.

Segundo um dos participantes: “Sem dúvida foi uma das mais lindas experiências que eu já tive durante a minha vida! Foi tudo muito lindo. Aprendi coisas novas e maneiras incríveis como ouvir a voz de Deus através do silêncio interior. Foi uma experiência única!”. Outro participante, dessa mesma etapa afirmou que “foi muito bom estar aqui, aprender mais sobre a Palavra de Deus. Gostei muito dos momentos de silêncio, experiência nova pra mim, mas que me fez estar mais perto do Cristo, reconhecer minhas fraquezas e limites. Refletir sobre o que sou e o que devo fazer para andar e seguir os passos do mestre”.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são uma proposta da Igreja de colocar a criatura junto ao criador e deixar que essa possa assumir a sua missão de forma cada vez mais completa e integrada. Por isso o silêncio é fundamental nesse processo, assim, toda a metodologia do retiro é pensada para facilitar tal encontro.

Os mais de 20 participantes também tiveram acompanhamento individual durante o retiro, para isso a equipe organizadora foi composta por Orlando (de Natal), Celia e Luzian (de João Pessoa), todos, membros da Comunidade de Vida Cristã – CVX, que é formada por leigos e leigas que se identificam com a espiritualidade inaciana e desejam ajudar e acompanhar outros em sua vida espiritual. Nesta edição também contamos com a participação da Irmã Maria Amara Melo da Silva, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que tem a espiritualidade inaciana como inspiração.

Compartilhar.
Deixe uma resposta