A pandemia de coronavírus que o mundo enfrenta interpela cristãos e cristãs a acompanharem Jesus em seu caminho à vida. A Ressurreição de Jesus é fonte de vida, de esperança. Deus não nos abandona. Ele está vivo e vivo no meio de nós. Sua presença é comprovada por meio de inúmeros sinais. Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum, às 20h, neste 29 de maio. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só; ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Jesus aparece a Tomé

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração evangélica: “Ora, oito dias mais tarde, os discípulos estavam de novo reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Jesus veio, com todas as portas trancadas, pôs-se no meio deles e lhes disse: A paz esteja convosco. Em seguida, disse a Tomé: Aproxima o teu dedo aqui e olha as minhas mãos; aproxima a tua mão e coloca-a no meu lado, deixa de ser incrédulo e torna-te um homem de fé” (João 20, 26-27). Hoje, somos convidados/as a lembrar daqueles/as que estão vivendo uma “crise de fé”. Inúmeras pessoas em tempos de dificuldade se aproximam mais de Deus, mas, por outro lado, muitas pessoas começam a duvidar da existência e da ação de Deus neste caso, específico, da COVID-19. Rezemos para que o Senhor Ressuscitado se faça presente na vida de todos/as que estão com dúvidas, que estão incrédulos.

Preces:

  • Senhor, pedimos por todos nós, para que sejamos homens e mulheres de fé. Que possamos confiar em Ti e fortalecer em nosso coração a certeza que Tu nunca abandonas teu povo e que padeces com ele suas dores.

    R.: Senhor, escutai a nossa prece.

  • Senhor, pedimos por todos aqueles que perderam suas vidas por conta da pandemia de coronavírus. Conceda-lhes o descanso eterno e seja fonte de amparo e esperança aos seus amigos e familiares que sofrem com a dor da ausência.
  • Senhor, pedimos por toda a humanidade, que, tantas vezes, tomada pela “avidez do lucro”, ignorou os sinais da natureza e o clamor dos pobres. Que diante do mal comum que agora nos ameaça a todos/as, cresçamos na solidariedade e nos comprometamos com o bem comum, revendo nossos projetos e nossas prioridades.
  • Senhor, pedimos para que sejamos, aqui e agora, neste tempo e realidade que vivemos, testemunhas de sua Ressurreição. Que cada um e cada uma de nós seja, à sua maneira, portador da esperança a todos os que têm sofrido, de modo especial, aos mais pobres.

Gesto concreto: Talvez tenhamos ouvido alguém com “crise de fé”. Que tal, ao longo da semana, lembrar e rezar em nossas orações diárias pelas pessoas que estão vivendo uma experiência de incredulidade?

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar.
Deixe uma resposta