Encontro com núcleo apostólico, agenda interna e diálogo com jovens marcaram a pauta do II encontro presencial da coordenação da Rede Inaciana de Juventude no ano.

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

A terceira semana de setembro foi marcada pela II reunião presencial da Coordenação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL. Tendo sua primeira edição realizada em abril, na capital paulista, desta vez Manaus foi a sede, por abrigar o Centro MAGIS Amazônia, que reabriu no primeiro semestre deste ano. A programação se estendeu até a quarta-feira (18).

Encontro com o Núcleo Apostólico Manaus

Foto: Alessy Padilha

Pela primeira vez, a pauta das reuniões presenciais da Rede oportunizou o encontro da coordenação MAGIS BRASIL com o núcleo apostólico da localidade onde a reunião estava sendo realizada. O Delegado para a Preferência Apostólica Amazônica, Padre Rogério Mosimann, SJ; o Superior do Núcleo, Padre Saldoval Rocha, SJ; o Vice-Superior do Núcleo e pároco da área missionária Santa Margarida de Cortona, Padre Alex Palmer, SJ; e o Diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental, Padre Silvio Marques, SJ, estavam presentes, além de leigos representantes de obras apostólicas da Companhia de Jesus na região e jovens envolvidos na área missionária.

Além de partilharem o histórico do acompanhamento de jovens na região amazônica, os presentes, divididos em grupos, discutiram possibilidades de acompanhamento de jovens em todo o norte do país, de acordo com o novo ciclo apostólico da Província dos Jesuítas no Brasil e a realidade que vivem na região.

Olhar para a realidade da Rede

Os diretores dos Centros MAGIS também puderam, durante a pauta, partilhar a realidade de seus centros e das juventudes que acompanham, bem como apontar desafios e potencialidades na missão.
Comunicação, Proteção de Menores, os 10 anos da Rede de Juventude, a Campanha Inter-redes e o Relatório Social foram alguns dos assuntos tratados nessa segunda reunião presencial.

O coordenador do Plano de Candidatos, Padre Ponciano Petri, SJ, esteve presente pela primeira vez na reunião e apresentou aos participantes a realidade do Plano de Candidatos deste ano e as perspectivas para a experiência de 2025.

O estudante jesuíta e secretário executivo para o Eixo Vocações do Programa MAGIS Brasil participou da reunião e apresentou o perfil dos jovens que procuram a Companhia de Jesus para acompanhamento vocacional, bem como outras realidades relacionadas ao eixo.

Ação de Graças

Pe. Marcos Venturini, SJ – Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

A Coordenação da Rede Inaciana de Juventude também rendeu graças a Deus pelos três anos de dedicação do diretor do Centro MAGIS Inaciano de Juventude, Padre Marcos Venturini, SJ, que deixará essa missão nos primeiros dias de outubro para iniciar a fase formativa da Terceira Provação no México.

Aldeman Neto, SJ – Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

O estudante Aldeman Neto, SJ, que está na fase formativa do Magistério na Rede Inaciana de Juventude a partir do Centro MAGIS Anchietanum, tem a perspectiva de avançar para a fase dos estudos específicos de teologia no próximo ano. Os jesuítas e os dois leigos presentes na coordenação já o agradeceram pela significativa missão desempenhada até aqui.

“Nos reunimos mensalmente na modalidade online, e os dois encontros presenciais já estão previstos em nossa agenda anual. Primeiro, para encontrar e conviver com os companheiros jesuítas e leigos envolvidos na missão, e depois, para aprofundarmos temas específicos de estudo, reflexão, diálogo e missão. Saio de Manaus feliz com o resultado de nossa reunião e também pela vida dos companheiros jesuítas que doam suas vidas pela vida das juventudes”, disse o Secretário para Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ.

Encontro com jovens do Centro MAGIS Amazônia

Foto: Comunicação MAGIS Amazônia

A última pauta da coordenação da Rede Inaciana de Juventude ocorreu na noite de quarta-feira, com alguns jovens que frequentam o Centro MAGIS Amazônia. A intenção do diálogo, além de rever os jovens, foi também escutá-los para entender como enxergam a missão com juventudes após seis meses de funcionamento do Centro MAGIS Amazônia na região.

De modo geral, os jovens estão esperançosos e acreditam que a chegada do Centro em Manaus contribuirá para o aprofundamento da espiritualidade inaciana na região, bem como para a chegada de novos jovens dispostos a colaborar na missão.

Compartilhar.
Deixe uma resposta