A espiritualidade inaciana foi o tema central da última etapa formativa

Jenniffer Silva – Via MAGIS Brasil
com informações de Elionardo Azevedo

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou o terceiro e último módulo da formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança, sob o tema: “Acompanhamento de Jovens: contribuição da espiritualidade inaciana”.

Visando qualificar as pessoas que exercem o ministério do acompanhamento de jovens, o módulo explorou a espiritualidade inaciana com especial atenção ao contexto onde os jovens estão imersos e pelo qual são constantemente afetados.

O módulo foi assessorado pelo Secretário de Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, e pelo colaborador do Centro MAGIS Anchietanum, Dicler Abreu.

O ciclo formativo buscou contribuir de forma ampla – tanto na vida dos acompanhantes quanto dos acompanhados, contando com a parceria do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Regional Ceará.

Ao longo dos três módulos, estiveram reunidos educadores/as, catequistas, clérigos, religiosos, religiosas, pais e jovens líderes que acompanham jovens em âmbito pastoral, espiritual e vocacional.

Caminho que se faz junto

Segundo o Padre Edson Tomé, SJ, o acompanhamento do jovem sob a luz da espiritualidade inaciana permite o paralelo com o trecho bíblico sobre a aparição de Jesus em Emaús, recordando o convite de caminho que Cristo faz aos seus discípulos.

“Assim também nos convida Inácio de Loyola a acompanhar os jovens do nosso tempo a partir da sua e das nossas experiências de vida, para que possamos fazer o caminho acompanhando a todos e todas na construção de um futuro cheio de esperança.”, salientou o Secretário para Juventude e Vocações.

Colhendo frutos da formação

Para a catequista Naiara Ramos o roteiro formativo permitiu a avaliação efetiva do acompanhamento feito com as juventudes: “A formação contribuiu para que eu percebesse os traços e situações realizadas na vivência com os jovens e se estamos contribuindo de forma coerente com o espaço que os jovens querem e devem ocupar”, comentou.

A realização do processo formativo aconteceu em consonância com a terceira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus (2019-2029) sobre acompanhar os/as jovens na criação de um futuro cheio de esperança.

Compartilhar.
Deixe uma resposta