O evento contou com a parceria da Pastoral da Juventude RegionaL Sul I e a presença do Deputado Federal Guilherme Boulos

Beatriz Punça via Centro MAGIS Anchietanum  

No final de semana do dia 12 ao dia 14 de abril, o Centro MAGIS Anchietanum sediou mais uma de suas atividades: Espaço de Coordenadores, um lugar de troca de experiências e de aprendizado, construído a partir da realidade dos grupos de jovens, com a intenção de oferecer ferramentas e recursos metodológicos para o trabalho dos/as coordenadores/as, lideranças, membros/as e assessores/as de grupos juvenis.
Nessa atividade, o Centro buscou trazer as reflexões mais recentes a respeito do fenômeno juvenil e da realidade pastoral. A proposta foi baseada nas cinco dimensões da formação integral e organizada a partir de quatro eixos temáticos: metodologia; mística e espiritualidade; cidadania; relações humanas.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

Evento de abertura

A edição de abril abordou o tema “Juventude e Cidadania” e coincidiu com o período da Semana da Cidadania (Sdc) das Pastorais de Juventude da Igreja no Brasil, uma atividade formativa permanente trabalhada todos os anos à nível nacional e em sintonia com a CNBB, que esse ano teve como tema: “Caminhos para a empatia: Superando a aporofobia no exercício da cidadania.” E lema: “Construindo pontes: Juventudes na luta contra a exclusão social e a aversão aos empobrecidos.”

Na sexta (12), o início do EDC contou também com a abertura da Semana da Cidadania da PJ do Regional Sul 1. A primeira conferência foi protagonizada pela Deputado Federal Guilherme Boulos que se debruçou a partir do tema e lema da Semana da Cidadania, através de uma contextualização histórico-social, da identificação da exclusão social e pistas de como superar e combater a aporofobia em São Paulo. Alguns dos/das presentes realizaram perguntas voltadas ao tema que confirmaram a necessidade de seguir aprofundando pautas como essa.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

No segundo bloco da abertura, a Coordenadora Nacional da PJ, Mônica Moreno, e Geovana Chaves da Coordenação Regional, ambas à serviço do Regional Sul 1, apresentaram o histórico da Semana da Cidadania e sua importância, além de apresentarem também algumas dicas de como aproveitar da melhor maneira o material publicado.

Para encerrar a noite, os/as presentes foram convidados/as a fazer perguntas, ressonâncias e partilhas, sobre a utilização do material das atividades permanentes em outras edições e nesse momento, um importante ressoar intergeracional foi realizado, no qual diversas pessoas, cada uma com sua bagagem e experiência, apresentou caminhos para trabalhar assuntos como esses em grupos juvenis, das mais variadas realidades.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

Espaço de Coordenadores

A partir do tema Juventude e Cidadania, os jovens presentes tiveram a oportunidade de trabalhar temáticas como: Realidade e relações sociais; Participação e políticas públicas de juventude; Direitos Humanos; Cristianismo e cidadania.

No sábado, dia 13 de abril, a turma que permaneceu no Centro para dar continuidade ao EDC, dedicou a parte da manhã para aprender ou/e se aprofundar sobre análise de conjuntura, a partir de exercícios práticos, com notícias atuais a partir da conjuntura do tempo em que Jesus viveu, identificando os principais elementos a serem analisados em cada um dos contextos.

Além disso, no “Circuito de Direitos Humanos”, puderam vivenciar, a partir de oficinas culturais e artísticas, como esses direitos podem ser traduzidos e reivindicados de diversas formas, para isso, contamos com os/as convidados/as Larissa Barreiros, Ronnaldh Oliveira, Kaylane Ribeiro e Pedro Melo.

Para encerrar, os/as jovens refletiram toda a manhã do domingo sobre o compromisso social do cristão, com a contribuição dos pastoralistas Caci Amaral e do Thiesco Crisóstomo.

Compartilhar.
Deixe uma resposta