Representatividade feminina e equidade cada vez em mais espaços são algo que, gradativamente, precisam ser discutidos, pautados e conquistados

Aline Braga via CIJ

Com o desejo de dar maior visibilidade à mulher e gerar promoção de vida e equidade de gênero, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) promoveu, no sábado (09/03), uma ação integrante da campanha nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, “Pela Vida de Todas as Mulheres”.

A atividade consistiu em uma formação sobre Violência Política de Gênero: Reconhecimento, Visibilidade e Instrumentos de Combate. Conduzida pela colaboradora Mayara Fonseca e pela pesquisadora política Adriana Alcântara, a formação proporcionou um momento enriquecedor de diálogo e partilha. Mais de 30 pessoas, em sua maioria mulheres, conversaram sobre os desafios enfrentados por aquelas que buscam maior envolvimento político, seja de forma direta ou indireta.

Mulheres e política nacional

Durante sua apresentação, Adriana enfatizou que as mulheres constituem a maioria do eleitorado brasileiro, mas ainda sofrem com a baixa representatividade política. Segundo ela, “a gente precisa ter mulheres que representam mais mulheres. Mulheres cis, mulheres negras, mulheres trans, mulheres lésbicas, todas precisam ser representadas. A primeira coisa que a gente tem que fazer é se sensibilizar com o que está conhecendo”. Além disso, ela refletiu sobre a importância de momentos como esse, que estimulam um pensamento crítico sobre a realidade política, destacando que “se temos mulheres politicamente formadas, será um ganho contar com elas na câmara.”

Compartilhar.
Deixe uma resposta