“Estar com jovens lideranças do Brasil inteiro me provocou a sensação de que o trabalho junto aos jovens é uma responsabilidade da humanidade inteira” – disse o pastoralista do Centro MAGIS Burnier, Gabriel Pacheco, após a participação no encontro

Joslaynne Barbosa via MAGIS BRASIL

No dia 20 de março aconteceu em Brasília (DF) o primeiro encontro do Y20 (‘Youth 20’), Grupo de Engajamento de Juventude do G20, reunindo lideranças jovens de todo o país e das 19 maiores economias do mundo, junto com a União Europeia e pela primeira vez, a União Africana. A Rede Inaciana de Juventude -MAGIS BRASIL, por meio do Centro MAGIS Burnier, fez-se presente na ocasião. Os pastoralistas Gabriel Pacheco e Joslaynne Barbosa acompanharam a programação.

Para além deste primeiro encontro, haverá ainda mais três encontros presencias, sendo eles em Nova York nos Estados Unidos, Belém e Rio de Janeiro, onde a delegação brasileira, composta por 5 jovens, representará o país no encontro do G20 que acontecerá em novembro deste ano.

Para o Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal, Ronaldo “Sorriso” Santos, a partir desse “grupo de debate, serão apontados para os grandes líderes quais são as prioridades e urgências das juventudes.”

Temas prioritários

Foram elencados 5 temas prioritários para esse debate, que são: Combate à fome, à pobreza e à desigualdade; Mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; Reforma do sistema de governança global; Inclusão e diversidade como também Inovação e futuro do mundo do trabalho.

Compromisso da humanidade

“Estar num evento como esse, que foi o lançamento do Y20, me fez sentir a importância da nossa pauta das juventudes e me animou a seguir nessa luta. Me senti muito alegre e privilegiado em participar desse momento. Estar com jovens lideranças do Brasil inteiro me provocou a sensação de que o trabalho junto aos jovens é uma responsabilidade da humanidade inteira. O protagonismo juvenil e a cooperação/conexão entre diversos órgãos, grupos e entidades me mostraram que na ação e na união, nós, jovens do Brasil e do mundo, podemos contribuir muito na construção de um mundo justo e de um planeta sustentável”, disse Gabriel.

Para Joslaynne, a frase que mais marcou esse encontro, foi dita pelo Líder do Y20, Marcus Barão, em que ele reafirmou a importância da união. Ele disse: “O Y20 é grande demais para fazermos sozinhos, e ele é grande demais, ao ponto de a gente só conseguir fazê-lo coletivamente.”
Seguimos na esperança de que o Y20 seja este espaço em que as demandas e pautas das juventudes sejam ouvidas pelas maiores 19 economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, e que para além de serem ouvidas, elas possam ser colocadas em prática a partir das políticas públicas.

Compartilhar.
Deixe uma resposta