Encontro reuniu lideranças paroquiais para vivência do Retiro Inaciano, orientado pelo Centro MAGIS Amazônia
MAGIS BRASIL via Equipe de Comunicação do Centro MAGIS Amazônia (Padre Silas SJ, Diretor do CMA)
Nos dias 22 e 23 de novembro, o Centro MAGIS Amazônia realizou um retiro para as lideranças da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo/AM. O convite partiu do pároco, Padre Israel Magdaleno Juárez, com o objetivo de preparar as lideranças para o tempo litúrgico do Advento e Natal. Orientado pelo Padre Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia, e por Márcio Fernandes, coordenador do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) Manaus, o encontro foi inspirado na metodologia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.
Realizado no Sítio de José Ribamar Pinto e Lucilene Silva, em um ambiente acolhedor e repleto de natureza, o retiro contou com a presença de 31 lideranças paroquiais, incluindo jovens de diversas comunidades da paróquia. A programação iniciou na noite do dia 22 com uma oração comunitária conduzida por Márcio Fernandes, utilizando mantras e leituras bíblicas. Na sequência, o Padre Silas introduziu os participantes ao tema “Peregrinos da esperança ao encontro do Recém-nascido”, destacando a importância do silêncio, da escuta da Palavra e do “ordenar os afetos” para amar e servir a Deus.
O segundo dia do retiro foi marcado pela vivência da oração inaciana e por reflexões que seguiam o fio condutor de ser “peregrinos da esperança”. Entre os temas de oração propostos estavam o acolhimento da vontade de Deus, a missão de uma Igreja em saída e o chamado a ser uma comunidade acolhedora do Menino Jesus. A tarde incluiu momentos de relaxamento e criatividade, quando os participantes sintetizaram suas experiências em desenhos e colagens feitas com elementos da natureza.
Padre Silas destacou a importância da experiência: “Vivenciar o Retiro Inaciano é permitir-se ser conduzido pelo Senhor na simplicidade do silêncio e na profundidade da Palavra de Deus. Este tempo foi uma oportunidade para renovarmos o ânimo e reafirmarmos nosso compromisso com a missão.” O padre ressaltou ainda que: “O retiro foi lindo! Foi perceptível a dedicação de cada pessoa em vivenciar o retiro, fazendo silêncio, realizando suas orações pessoais, partilhas em grupo e contribuindo nas orações comunitárias. O ambiente foi muito agradável e favoreceu aos participantes a fazerem uma linda experiência de deserto. Com certeza, os retirantes saíram fortalecidos para continuarem sua missão de pastores e pastoras que amam e cuidam do seu povo. Vários ficaram desejosos de um próximo retiro”.
Algumas outras pessoas que estiveram presentes no retiro partilharam sua experiência, como o Márcio Fernandes, que relatou: “O retiro em comunidades do interior sempre me fortalece. Ele me faz relembrar a minha vida missionária na Prelazia de Itacoatiara, navegando de barco pela Ilha do Risco, Costa da Conceição ou em comunidades nos ramais na Estrada AM 010. Encontrar esse povo é uma grande riqueza e me dá muita alegria. Esse retiro foi especial, pude contribuir com as pessoas para que elas possam rezar melhor, e assim, entrar em maior intimidade com o Senhor. Pude encontrar meu amigo Padre Israel, e por isso, sou grato a Deus e a Padre Silas Silva pelo convite. Que bom que pude ser sinal de Deus na vida dessas pessoas”.
Outro testemunho é o da Isabel de Fátima Marques Santos, da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Balbina): “No retiro eu tive a oportunidade de me encontrar com Deus verdadeiramente, em cada silêncio e nas reflexões, sentir Deus me tocar e falar comigo a todo momento, mostrando-me que estou no caminho certo, que Ele sempre vai estar ao meu lado, para que eu nunca tenha medo de dizer sim às coisas de Deus. Ele me deu a certeza de que no meu chamado de catequista, foi o Sim mais lindo que já dei, pois quero que as crianças e adolescentes olhem para mim e vejam o reflexo de Deus, e no meu olhar o de Maria, acolhendo-os”.
Padre Israel Juárez conclui os testemunhos, refletindo: “Com o tema: “Peregrinos da esperança ao encontro do recém-nascido”, o retiro e o tema se inserem na dinâmica da Paróquia, que se prepara para celebrar o jubileu dos dez anos de sua elevação canônica em 12/06/2016, por Dom Sérgio Eduardo Castriani (+03/03/2021). O tema do retiro nasce do magistério do Papa Francisco que nos chama a viver o ano jubilar da esperança. Os irmãos caminham nesta Paróquia, a maioria deles com as dificuldades próprias de serem pequenos e afastados, com as limitações das distâncias e os custos para se deslocarem, como também de receberem uma formação acadêmica e espiritual mais adequada, mas, com a certeza, avançam sob o olhar amoroso do Pai, que os acompanha em seu Filho, derramando o Dom do Espírito Santo. Ao iniciar o novo ano litúrgico, são chamados a caminhar para contemplar o recém-nascido, e junto d’Ele, a Mãe que O dá, aos pastores, e estes, aos leigos e leigas desta Paróquia. É essa experiência que se quis fortalecer com o retiro. O amanhã da missão da Igreja de Manaus, nessa região, a eles e elas lhes é confiada, e irão cumprir essa missão sob o olhar atento e maternal da Mãe do Perpétuo Socorro. O retiro, percebo, veio fortalecer as bases de uma vida de discípulos e missionários”.
O retiro encerrou-se com uma missa presidida pelos Padres Silas e Israel, que acompanharam ativamente todo o encontro. Os frutos colhidos durante o retiro reforçam o compromisso das lideranças paroquiais com a vivência do Advento e a missão evangelizadora da paróquia.