Encontro em São Paulo reuniu representantes da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil para fortalecer o trabalho colaborativo e alinhar próximos passos da comunicação em rede
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil
De 24 a 26 de outubro de 2025, o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil realizou um encontro presencial no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP), com o objetivo de avançar na atualização do Manual de Identidade do MAGIS Brasil. A reunião também serviu para alinhar ajustes visuais da marca e definir os próximos passos para o lançamento do aplicativo MAGIS Brasil.
COMUNICAÇÃO COMO MISSÃO E SERVIÇO
Guiados pela convicção de que “Deus é comunicação”, os participantes viveram dias de escuta, partilha e discernimento comunitário. O encontro contou com a presença de Guilherme Freitas, coordenador de Comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, além de representantes dos Centros, Espaços MAGIS e agências parceiras.
Entre os participantes estiveram David Cordeiro, do Centro MAGIS Anchietanum, Adans Martins e Caio Vieira da Agência A Rede, Ana Luísa Tostes do Espaço MAGIS Juiz de Fora, Luiz Santos do Espaço MAGIS Padre Paul (RJ), Paulo Victor da Agência 239, Giovani do Carmo Júnior e Ir. Douglas Turri, SJ, da Equipe de Coordenação Nacional do MAGIS Brasil.

De forma on-line, acompanharam o encontro Pe. Edson Tomé, SJ, atual Secretário para a Frente Apostólica Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil e Coordenador do Programa MAGIS Brasil, Raffaella Francheschi e Vitória Walker do Espaço MAGIS Anchieta (RS).
Durante as atividades, o grupo revisitou a organização da Rede e refletiu sobre o papel da comunicação como expressão da missão inaciana, indo além de uma dimensão instrumental para ser reconhecida como modo de presença e serviço à missão.
ATUALIZAR SEM ROMPER: CONTINUIDADE E DIÁLOGO COM O PRESENTE
Segundo o Pe. Edson Tomé, SJ, “vivemos um momento novo, de muita expectativa e beleza, pois a comunicação deixou de ser apenas ferramenta para ser reconhecida como missão. É urgente e necessária essa atualização que mantenha viva a identidade da Rede e, ao mesmo tempo, dialogue com as novas linguagens e realidades do nosso tempo”.
O coordenador de Comunicação, Guilherme Freitas, destacou que o processo “parte do desejo de atualizar sem romper, de garantir continuidade a um caminho já construído, mas com linguagem e instrumentos que contemplem as diversidades da Rede e o trabalho conjunto entre centros, espaços e agências parceiras”.

Além das discussões sobre o Manual de Identidade, os participantes sistematizaram contribuições vindas de encontros anteriores e das escutas realizadas junto a agentes de comunicação de todo o país. A programação também contou com momentos formativos e de espiritualidade, culminando com a Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo, um gesto simbólico de comunhão e envio para a missão.
FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM REDE
O encontro reafirmou o movimento da Rede de trabalhar de maneira colaborativa e articulada, integrando as realidades dos Centros e Espaços MAGIS e valorizando o protagonismo dos agentes de comunicação espalhados pelo Brasil, de modo especial dos jovens.
Com esse passo, o GT de Comunicação reforça o compromisso de comunicar a partir da fé, da escuta e da missão compartilhada, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus e com o propósito de inspirar jovens a ser mais com os demais.







