MAGIS conduz formação sobre Ecologia Integral para o Clero no Cerrado 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp

Padres da Diocese de Goiás participaram de formação sobre Ecologia Integral, fortalecendo a missão da Igreja na contemporaneidade 

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Giovani do Carmo 

O Encontro do Clero da Diocese de Goiás trouxe 23 padres e o bispo diocesano para discutir Ecologia Integral. Realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2025, o encontro buscou capacitar o clero para integrar a temática no planejamento pastoral. A formação contou com assessoria da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil e especialista em ciências ambientais. 

Formação para o clero 

O encontro ocorreu na Cúria Diocesana na cidade de Goiás (GO), reunindo bispo, párocos, vigários e administradores paroquiais. Organizado pela coordenação diocesana do clero sob responsabilidade do Padre Denis Divino da Silva, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia na cidade de Goiás (GO), o evento é um dos dois encontros anuais destinados à formação permanente dos presbíteros. 

Temática e programação 

O foco da formação foi a temática “Ecologia Integral: a missão da Igreja na contemporaneidade”, alinhada aos 10 anos da Encíclica Laudato Si’, à Campanha da Fraternidade 2025 e à COP 30. 

No primeiro dia, Giovani do Carmo Júnior, coordenador dos eixos Pedagogia da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, conduziu atividades que ofereceram ferramentas conceituais sobre Ecologia Integral e sua aplicação pastoral. Ele abordou o impacto da ação da Igreja na COP 30, a importância da ecologia integral para a Igreja e os fundamentos da ecologia integral. 

Na manhã do segundo dia, a Profa. Dra. Nicali Breyer Ferreira dos Santos, doutora em ciências ambientais e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tratou dos desafios, impactos e iniciativas essenciais para a defesa socioambiental do Cerrado. A tarde foi dedicada à síntese e à reflexão sobre a “conversão integral: por uma cultura ecológica integral”, incentivando à transformação de corações, estilos de vida e políticas públicas justas para a Casa Comum. 

Impacto e depoimentos 

Dom Jeová Elias, bispo da Diocese de Goiás, compartilhou sua gratidão pela efetividade do tema trabalhado e reforçou o desejo da continuidade nos trabalhos em conjunto: “Somos muito gratos pela presença e pela belíssima exposição do tema. Os comentários dos participantes foram bastante positivos. Esperamos poder contar com a preciosa assessoria em outros momentos formativos”. 

O encontro fortaleceu a missão do clero, promovendo a reflexão sobre o papel da Igreja na proteção do meio ambiente e na evangelização contemporânea. 

Conexão institucional 

Essa formação reflete a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil de acompanhar e capacitar jovens e agentes da Igreja, promovendo justiça socioambiental, diálogo com a sociedade e ações concretas de evangelização. 

Veja também 

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta