O lançamento do Plano Juventude Negra Viva contou com a presença dos candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus que estão em Brasília (DF)
Antônio Escobar via MAGIS Brasil
O dia 21 de março foi marcada por uma experiência de encontro Nacional para os Candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus, Antônio Escobar e Thales Mendes que realizam a experiência de discernimento vocacional em Brasília (DF). Ambos participaram do lançamento do Plano Juventude Negra Viva, uma série de políticas públicas encabeçadas pelo Governo Federal a fim de garantir maior dignidade à vida dos jovens negros brasileiros.
O lançamento das políticas públicas lideradas pelo Ministério da Igualdade Racial ocorreu de forma concomitante às atividades do Y20 (Youth 20), grupo de diálogo das juventudes dos países que compõem a conferência G20 e que reflete as demandas dos jovens por uma vida abundante, plena e esperançosa.
“Enquanto candidato ao Noviciado da Companhia de Jesus, acredito que participar da inauguração do Plano Juventude Negra Viva me provoca a observar que o Espírito atua em todo e qualquer movimento que defende a vida dos mais marginalizados e que tem a intenção de melhorar as condições dos mais oprimidos”, afirmou o vocacionado Antônio Escobar.
O vocacionado ainda enfatizou que “os jovens negros e periféricos são, muitas vezes, tratados como meros números nas estatísticas mais tenebrosas do nosso país. A mudança de tal paradigma, especialmente para nós, pessoas de fé, só pode acontecer se nos dermos conta de que defender a vida digna é parte intrínseca da vocação cristã, posto que somos todos irmãos convocados à amizade social, como ensina a Campanha da Fraternidade deste ano”, concluiu.
“O plano que estamos apresentando hoje é mais do que um compromisso de avançar na execução de políticas que enfrentem as vulnerabilidades sociais e a violência de dizima a nossa juventude. O que nós estamos apresentando são ações concretas para aperfeiçoar o que já foi feito até aqui para assegurar que a juventude negra viva”, afirmou Lula, durante o lançamento. O presidente ainda lembrou que todos os dias, pessoas negras, crianças, jovens, adultos, idosos são vítimas de múltiplas violações no Brasil.