Evento, realizado de 24 a 28 de junho, reuniu cerca de 30 participantes para fortalecer a pastoral universitária nas instituições confiadas à Companhia de Jesus na América Latina

MAGIS Brasil com Jesuítas Brasi

O último dia 28 de junho marcou o encerramento do XV Encontro de Homólogos da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento, que ocorreu de 24 a 28 de junho, foi organizado pela equipe da Pastoral Universitária Anchieta, com o apoio da Reitoria da Universidade, e reuniu cerca de 30 participantes, entre homólogos e membros do Programa de Liderança Inaciano Universitário na América Latina (Pliul), de diversos países.

Durante cinco dias intensos de atividades, os participantes se envolveram em discussões e oficinas com o objetivo de planejar estratégias para os próximos dois anos e relançar as bases do trabalho pastoral nas universidades confiadas à Companhia de Jesus na região. O encontro teve como propósito principal não apenas fortalecer as atividades acadêmicas das instituições, mas também promover um maior engajamento com a comunidade, uma marca distintiva da missão jesuíta.

Reflexões sobre a importância do trabalho em rede

O coordenador da Pastoral Universitária Anchieta e anfitrião do evento, Pe. Paulo Veríssimo, SJ, destacou a importância desse encontro para o desenvolvimento da Pastoral Universitária. “Foi um momento significativo para refletirmos sobre a importância do trabalho organizado, do caminhar em unidade, em companhia. Fazer parte dessa Rede e estar presente no encontro, na escuta e no olhar com as pessoas que lideram boa parte desses processos é uma grande vivência, e depois daqui, o que mais desejamos é não nos afastarmos”, afirmou.

Já o coordenador da Rede de Homólogos de Pastoral da Ausjal, César Muziotti, SJ, ressaltou a relevância de realizar o encontro pela primeira vez no Brasil: “Nossa Rede pastoral tem mais ou menos uma década. Até agora, não havia surgido a possibilidade de vincular tão integralmente as universidades brasileiras e as universidades de língua espanhola na Rede. Por isso, foi um presente que isso pudesse ter acontecido aqui no Rio de Janeiro, nesta bonita universidade que é a PUC-Rio. Meu agradecimento especial ao reitor e às autoridades da Universidade e a todos os homólogos do Brasil, coordenadores de pastoral das universidades da América Latina.”

Programação diversificada e focada na identidade jesuíta

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo conferências, workshops e conversações que abordaram temas como o fortalecimento da identidade e missão inacianas nas universidades; a situação das instâncias pastorais participantes do encontro; a missão junto às juventudes; a governança; e como a Rede é chamada a apontar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento.

O reitor da PUC-Rio e vice-presidente da Ausjal, Pe. Anderson Pedroso, SJ, expressou a relevância da pastoral universitária: “A Universidade é esse lugar do encontro de saberes, onde a diversidade de pessoas e perspectivas tem legitimidade e cidadania. A pastoral pode e deve ajudar nesse grande processo. Sem a pretensão de totalidade, ela faz a sua parte, claro, mas é uma parte que, se não for feita, faz falta. A pastoral traz toda a identidade inaciana, a identidade das universidades jesuítas e a história do cuidado. Santo Inácio é muito claro ao dizer que devemos cuidar das pessoas e ajudá-las no caminho para Deus. Então, a pastoral é esse meio e, além disso, é o ambiente que se cria nas universidades.”

Mensagem do Superior Geral da Companhia de Jesus

O reitor também recordou a mensagem do Pe. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus, destinada aos participantes do Encontro: “Sempre que o Padre Geral fala sobre universidades, ele que teve uma experiência universitária, foi reitor, enfatiza a importância da rede. Claro, a gente continua reinterpretando e aprofundando o conceito de rede, ajustando-o conforme necessário, mas a mensagem profunda deste encontro é sobre se encontrar, escutar, compreender a perspectiva do outro e nos alinharmos em um horizonte comum, que é a missão da Companhia de Jesus. A missão da Companhia é o mais importante.”

Participação da Rede Inaciana de Juventude no encontro

O dia 27 de junho também foi marcado pela conferência do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ que discutiu acerca do tema: “Juventude e Universidades na Província do Brasil – A Rede Inaciana de Juventude e o Programa MAGIS Brasil”
O sacerdote que participou de toda a programação do evento, pôde na ocasião discutir o modo com que a Rede de juventudes tem articulado seu modo de acompanhar jovens dentro das universidades e ainda tocou na experiência da nova campanha inter-redes da Província: “Ser Mais com os Demais”.

“Essa é uma experiência e uma oportunidade muito significativa de me unir aos homólogos de pastoral de toda a América Latina e pautar o acompanhamento de juventudes. Aqui não só partilhei de nossa vivência, mas ouvi muito e aprendi com eles. Esse é o verdadeiro trabalho de articulação em rede”, disse o secretário.

Compromisso renovado para o futuro

O XV Encontro de Homólogos da Rede de Pastoral Universitária da Ausjal encerrou-se com um compromisso renovado de todos os participantes em continuar trabalhando juntos para fortalecer a missão jesuíta nas universidades da América Latina. As conclusões e planos de ação definidos durante o evento prometem trazer benefícios significativos para as comunidades acadêmicas e locais, reafirmando o papel transformador da Pastoral Universitária.
Com o fim do encontro, os participantes retornam a seus países com novas ideias, estratégias e uma motivação renovada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no horizonte. A Ausjal, a Pastoral Universitária Anchieta e a PUC-Rio celebram o sucesso do evento, já vislumbrando os frutos.

Imagens: Ronnaldh Oliveira
Compartilhar.
Deixe uma resposta