Grupo de acompanhamento vocacional inaciano reflete história da fundação da Companhia de Jesus e relaciona com o projeto de vida dos jovens acompanhados pelo Espaço MAGIS BH
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Renato Correia, SJ
O final de semana em Belo Horizonte/MG foi marcado pelo acompanhamento de jovens que querem discernir seus projetos de vida em vista da Vida Religiosa Jesuíta. Os oito jovens participantes refletiram acerca da fundação da Companhia de Jesus como uma jornada de fé e de serviço.
A história da Companhia de Jesus remonta ao século XVI e está profundamente entrelaçada com a vida de seu fundador, Santo Inácio de Loyola, um homem cuja busca espiritual e o compromisso com a Igreja deixaram um impacto duradouro na fé católica e na educação em todo o mundo.
A partir do aprofundamento na história da Companhia, os vocacionados puderam refletir como ela os alcança nos dias de hoje e continua a ser escrita por vários jesuítas espalhados pelo mundo.
A programação do encontro possibilitou que os presentes conhecessem os elementos que caracterizam o carisma e o modo de proceder da Companhia de Jesus, fazendo uma relação com o próprio projeto de vida.
“A Experiência do GAVI foi única. Encontrar pessoas que planejam seguir no mesmo caminho que você para encontrar com Deus e discernir melhor o projeto de vida é uma experiência que realmente vale muito a pena ser vivida. Poder ver na prática um pouco de como é a vida de um jesuíta é completamente diferente de um encontro teórico que somente fala sobre e, com isso, precisamos imaginar como seria”, disse o jovem vocacionado Leonardo D’Amato, de 22 anos.
Leonardo afirmou ainda que “no GAVI realmente percebemos na prática, mesmo que seja uma porcentagem pequena, afinal são apenas dois dias, mas são dois d