Jovens vocacionados concluem a primeira etapa do Plano de Candidatos 2025 com um período de oração, formação e vivência comunitária na Convivência Loyola no Espírito Santo
Ir. Douglas Turri, SJ via MAGIS Brasil
Os jovens que iniciaram o Plano de Candidatos da Companhia de Jesus em 2025 concluíram, no dia 3 de abril, a primeira etapa dessa jornada de discernimento vocacional: a Convivência Loyola. O encontro, realizado em Anchieta (ES), foi um período intenso de oração, formação e vivência comunitária, ajudando cada candidato a aprofundar sua caminhada e refletir sobre seu chamado.
Um dos momentos marcantes da Convivência Loyola foi a partilha com outros jesuítas, que estiveram presentes para contar suas histórias e falar sobre suas missões. Essa troca de experiências permitiu aos jovens conhecer melhor a diversidade da Companhia de Jesus e se inspirar no testemunho de quem já vive essa vocação.
Além disso, os vocacionados receberam a visita especial do atual Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Edson Tomé, SJ, e do Secretário Executivo do Eixo Vocações, Ir. Douglas Turri, SJ. Durante a convivência, ambos partilharam suas histórias, responderam dúvidas e animaram os candidatos nessa nova etapa.
“Para encontrar o caminho que realmente vai fazer vocês felizes, abram o coração para Deus e escutem o que Ele tem a dizer. Ele tem um plano de amor para cada um de vocês e, acreditem, Ele vai responder! Então, sem medo da resposta!”, incentivou Ir. Douglas, SJ.
Agora, os vocacionados iniciam uma nova fase do Plano de Candidatos, sendo enviados para diferentes comunidades jesuíticas no Brasil, onde continuarão seu discernimento vocacional. Durante esse período, terão a oportunidade de vivenciar mais de perto a missão jesuíta, mergulhando no dia a dia pastoral e comunitário das comunidades que os acolherão.
Eles foram enviados para cinco comunidades:
- Nossa Senhora de Lourdes – Belém (PA)
- João Bosco Burnier – Manaus (AM)
- São Roque González – Capim Grosso (BA)
- São José de Anchieta – Anchieta (ES)
- São Francisco Xavier – Porto Alegre (RS)
Em cada uma destas serão acompanhados pelos jesuítas locais, que os auxiliarão nesse tempo de aproximação e discernimento. O Coordenador do Plano de Candidatos, Pe. Ponciano Petri, SJ, destaca que essa é uma etapa fundamental:
“Nosso desejo é que cada um, com liberdade e consciência, ao responder ao chamado de Jesus para ‘Vir’ e ‘Ver’, possa, na convivência com uma comunidade jesuítica, conhecer nosso modo de proceder, entender o que fazemos e como realizamos a missão que Cristo nos confiou.”
A próxima etapa coletiva será a Convivência Montserrat, no segundo semestre, quando os candidatos terão a oportunidade de conhecer de perto o noviciado jesuíta em Feira de Santana (BA).
Todos são convidados a rezarem por esses jovens, para que sigam firmes na busca da vontade de Deus em suas vidas!







