Uma noite de luz, silêncio e escuta vocacional em Belo Horizonte

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp

Celebração híbrida na FAJE marcou a Jornada de Oração pelas Vocações com cantos, silêncio e reflexões sobre o chamado de Deus à vida e à missão 

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Victor Hugo, SJ 

Como parte da Jornada de Oração pelas Vocações, a Vigília Vocacional foi uma ação incentivada pela Província dos Jesuítas do Brasil e pela Frente Apostólica Juventudes e Vocações, idealizada e realizada pelo Espaço MAGIS BH, em colaboração com estudantes jesuítas da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), que conduziram com dedicação todos os aspectos da celebração, desde o roteiro até a ambientação. 

A celebração ocorreu na última quinta-feira, 22 de maio de 2025, na Capela Santo Inácio, e reuniu cerca de 50 pessoas presencialmente, além da audiência online que acompanhou a transmissão pelo canal Jesuítas Brasil no YouTube. A vigília permanece disponível para quem desejar reviver esse momento de fé e contemplação: assista aqui

A vigília seguiu o formato de lucernário, com o uso de velas, cantos meditativos e leituras bíblicas que convidaram os participantes a silenciar o coração e escutar o chamado de Deus. A celebração também trouxe a mensagem do Papa Francisco para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, destacando que “toda vocação nasce do amor divino e floresce no serviço ao próximo”. 

O jovem Diego Tellecher Alves Dias, de 22 anos, residente em Belo Horizonte, compartilhou sua experiência durante a vigília: “Rezar pelas vocações é sempre uma oportunidade, como cristão, de interiorizar a missão batismal. Estar reunido com os irmãos e irmãs, rezando pela diversidade dos ministérios é, na concretude da vida, expressar que cremos na comunhão em Cristo. Louvo e agradeço a Deus por ter participado dessa vigília vocacional, momento de uma profunda comunhão na diversidade dos carismas e principalmente, nesse momento, identificar o Bom Pastor que nos unia.” 

Ao final da noite, a equipe organizadora expressou gratidão aos participantes e colaboradores da celebração: “Obrigado por dizerem ‘sim’ ao convite para rezar pelas vocações e fazerem parte desta corrente de fé que atravessa corações, distâncias e realidades. Que cada silêncio, cada prece e cada gesto desta noite frutifique em coragem, generosidade e disponibilidade ao chamado do Senhor.” 

A Jornada de Oração pelas Vocações segue com seu último encontro no próximo dia 30 de maio, às 19h30, com uma Adoração Vocacional conduzida pelos noviços jesuítas, também com transmissão ao vivo pelo canal da Província dos Jesuítas do Brasil no YouTube. 

Que Nossa Senhora da Estrada, cuja memória celebra-se neste mês de maior, continue conduzindo os passos daqueles que se colocam a caminho em resposta ao chamado do Senhor.

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta