Hoje, dia 31 de outubro, celebramos o dia de Santo Afonso Rodrigues, jesuíta que fora chamado a seguir a vocação de irmão na Companhia de Jesus.

Afonso era espanhol e nasceu em 1533. Antes de ingressar na vida religiosa consagrada, casou-se e teve filhos. O real chamado de Deus, porém, ainda aconteceria em sua vida. Que caminhos este jesuíta percorreria para encontrar Deus e a real felicidade?

O caminho da santidade

Assim como Jó, Santo Afonso Rodrigues foi provado quando se encontrou em um estado de profunda dor e desolação. Após a morte abrupta de seus familiares, o espanhol também se endividou e se percebeu incapaz de gerir os negócios familiares – que estavam sob sua responsabilidade até então.

Mesmo imerso em uma crise existencial, Afonso nos ensina que há sempre uma luz divina nas travessias mais desafiadoras de nossa vida. Seguindo seu coração e intuição, o futuro jesuíta buscou nos estudos reencontrar o sentido de sua caminhada terrena. Na Universidade de Valência, apesar das dificuldades que enfrentou no início, encontrou nos livros de devoção a inspiração que precisava para construir um novo sentido para sua vida.

Afonso, a partir de então, percebe que Deus o chamava para ser mais do que ele poderia ser. Ingressa na Companhia de Jesus em 1571. Após o noviciado é enviado ao Colégio de Monte Sion, em Palmas de Majorca. Na escola, junto aos alunos, docentes e outros jesuítas, Santo Afonso exerceu o trabalho de porteiro. Em seu cotidiano, contagiava àqueles que o encontravam com sua simplicidade nas ações de caridade, acolhida e fraternidade. Seu legado se tornou prova concreta da integralidade entre vida, fé e amor – o que o atribuiu um campo de visão místico e profundamente humano sobre todas as coisas. Acompanhava espiritualmente jesuítas e leigos, se fazia presente, era amigo no Senhor.

Dentre as pessoas que conheceram e se inspiraram a partir do exemplo de Santo Afonso Rodrigues está São Pedro Fabro, um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola. Foi canonizado em 15 de janeiro de 1888.

Santo Afonso Rodrigues, rogai por nós!


Fontes: Um santo para cada dia (Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini) / Província dos Jesuítas do Brasil (BRA)

Compartilhar.
Deixe uma resposta