Jovens vocacionados acompanhados em diversos estados do Brasil estiveram em realidades de missão e presença jesuíta no Ceará, e puderam participar da ordenação do Pe. Leandro Alves, em Fortaleza.
No último dia 16 de dezembro de 2022, foi ordenado presbítero o cearense Luiz Leandro Alves de Castro, SJ. Uma alegria para a Companhia de Jesus e para o MAGIS Brasil ao celebrar mais um jovem que, ao escutar o chamado de Deus, coloca sua vida à serviço do Reino.
A ordenação aconteceu na paróquia São Francisco Xavier e teve como bispo ordenante, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza. Além do provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, participou também o Pe. Edson Tomé, SJ, Secretário para Juventudes e Vocações e Coordenador da Rede Inaciana de Juventude da província, além de outros jesuítas.
Pe. Leandro colabora hoje como Assessor de Formação Religiosa e prefeito da Igreja Santo Inácio, no Colégio Santo Inácio, Rio de Janeiro.
Experiência Cardoner – “Ver tudo novo em Cristo”
Também em dezembro, entre os dias 13 e 23, no Ceará, aconteceu a Experiência Cardoner, um momento de aprofundar a vocação, sobretudo, para os que já vivem o processo de acompanhamento e têm o desejo de conhecer melhor a vida de Santo Inácio de Loyola e a missão da Companhia de Jesus.
A atividade contou com a participação de 19 jovens vindos de Pernambuco, Piauí, Bahia, Rio de Janeiro, Rondônia, além dos cearenses. Na programação, momentos de oração, partilha, convivência e experiências nas comunidades e outros locais de missão.
“O Cardoner foi uma experiência cheia de vida. Foram dias convidativos para rezar, conviver, pensar no chamado de Deus e, sobretudo, sentir as realidades constitutivas da nossa sociedade. Posso dizer que estou convicto de que a misericórdia de Deus é maior que as injustiças provocadas pelo homem”, partilha Gilsimar Sousa, vocacionado de Ariquemes, Rondônia.
Em Fortaleza, os jovens tiveram momentos de partilha e formação com jesuítas do Núcleo Apostólico local, participaram do tríduo de preparação para a ordenação do Pe. Leandro Alves e da celebração de ordenação, além de conhecer pontos importantes da cidade. Essa primeira parte contemplou a dimensão humana proposta na programação da atividade.
Voluntariado vocacional – Russas e Limoeiro do Norte, terras de missão
A segunda parte da Experiência Cardoner aconteceu nos municípios de Russas e Limoeiro do Norte, interior do Ceará. Lá os jovens fizeram a vivência do voluntariado vocacional e da peregrinação.
“Essa Experiência foi de uma riqueza imensa não só para mim, mas para todos nós candidatos à Companhia de Jesus; de forma muita intensa, dinâmica, em um espírito de união e alegria contagiante, fomos inseridos nas mais diversas realidades, ali com o povo e com os irmãos reforçamos nosso encontro com Jesus, e assim, fomos aprendendo a ver Novas todas as coisas em Cristo”, conta Thiago Santos, PE.
Entre as realidades citadas por Thiago e visitadas pelo grupo, está o local do assassinato do mártir popular Zé Maria do Tomé. Morto com mais de 20 tiros à queima-roupa devido sua luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi, o militante fazia constantes denúncias sobre as consequências do uso de agrotóxicos, e de como esses venenos adoeciam o povo e poderiam poluir dois grandes aquíferos da região, o Açu e o Jandaíra.
Houve, ainda, um momento de partilha com membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Acampamento Zé Maria do Tomé, em Limoeiro do Norte, e com catadores de material reciclado no lixão e na cooperativa de Russas.
“A experiência Cardoner foi, sem dúvidas, uma experiência com Deus. Por meio de ações concretas, como a visita aos catadores no lixão de Russas, a ida ao Acampamento Zé Maria do Tomé e através dos momentos de oração e formação. Uma experiência única para minha vida e minha vocação”, relembra Pedro Geraldo, vocacionado de Salvador, Bahia.