Entre os dias 23 e 25 deste mês aconteceu o encontro da Comissão do Eixo Pedagogias da Formação do Programa MAGIS Brasil, em São Paulo (SP), no Centro MAGIS Anchietanum. A comissão é composta por jovens ligados/as ao Programa e também por pessoas de fora do Programa, que são especialistas em determinados temas que se apresentam como pertinentes à pastoral com jovens. Nesse primeiro encontro, participaram do Encontro Angélica Gonçalves (Espaço MAGIS Russas); Hayeska Costa Barroso (Centro MAGIS Burnier); Ir. Jorge de Paula, SJ (Colégio Diocesano); José Rocha (Espaço MAGIS Trindade); Liciana Caneschi (Colégio Anchieta); Márcia Rocha (Casa MAGIS Teresina); Pe. Clóvis Cabral, SJ (Unicap); Pe. Luís André Araújo, SJ (Unicap); Suziane Brito (Centro MAGIS Amazônia); Vanessa Correia (Centro MAGIS Anchietanum) que coordena o Eixo atualmente.  Além disso, acompanharam o encontro da Comissão, Padre Jonas Caprini, coordenador do Programa MAGIS e Secretário de Juventude e Vocações; Arthur Carvalho (Centro MAGIS Anchietanum e colaborador do Eixo Vocações) e Pe. Odair Durau, coordenador do Eixo Exercícios Espirituais.

A Comissão se constitui com a finalidade de refletir as pedagogias da formação no Programa; produzir orientações para Centros, Casas e Espaços, que promovem processos formativos; e apresentar uma agenda de temas pertinentes à pastoral com jovens, como inspiração de itinerários formativos no âmbito do Programa.

Durante a reunião, foi feito um diagnóstico das propostas formativas realizadas pelos Centros, Casas e Espaços MAGIS, em todas as regiões do país, identificado potencialidades, fragilidades, lacunas e apelos. Também foram discutidos os indicativos para a ação e as prioridades do Eixo e o funcionamento da Comissão. Além desses encaminhamentos, a reunião foi um tempo de estudo e aprofundamento de temas considerados importantes para os processos formativos que o Programa deseja fomentar. Assim, com ajuda do Ir. Jorge de Paula, abordamos o tema O que é formar?, aprofundando as inspirações pedagógicas inacianas; com a reflexão proposta pelo Pe. Clóvis Cabral, aprofundamos o tema Formar para relações étnico-raciais justas, no Programa MAGIS Brasil, apontando tanto temas como atitudes e posturas que precisam perpassar nossas ações; e, conduzidos pela Liciana Caneschi, refletimos sobre Formar adolescentes, conhecendo as especificidades dos sujeitos adolescentes, no contexto sócio-histórico atual.

A Comissão continuará trabalhando para aprofundar as pedagogias da formação e oferecer orientações e inspirações ao Programa. Todos que desejarem entrar em contato com o Eixo, pode escrever para vanessa@anchietanum.com.br.

Compartilhar.

Deixe uma resposta