Posse aconteceu na quarta-feira (29), durante o encontro da Preferência realizado em Manaus/AM

Jenniffer Silva – Via MAGIS Brasil
Com informações de Ronnaldh Oliveira e Ana Lúcia Farias

Na quinta-feira (29/11), aconteceu a tomada de posse do Padre Rogério Mosimann, SJ, como novo Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM). A celebração aconteceu durante o Encontro da PAAM 2023.

O MAGIS Brasil, com uma delegação formada por cinco representantes, esteve presente neste que foi primeiro encontro realizado de forma presencial desde 2018. 

Durante a Celebração Eucaristia que marcou a tomada de posse, o Irmão Davidson Braga, SJ, fez a leitura da carta de nomeação assinada pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, o Padre Arturo Sosa, SJ.

Padre Rogério foi acolhido pelos participantes do encontro, dentre eles membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), das frentes e núcleos apostólicos, e pelo Padre David Romero, SJ, que acaba de concluir o sexênio como responsável da PAAM. Na oportunidade e para simbolizar o serviço aos povos amazônicos, o Sacerdote presenteou o novo Delegado com o remo de uma  canoa.

A missão do novo Delegado é dar continuidade ao processo de cuidado exercido pela Companhia de Jesus, por meio da PAAM, em favor da região amazônica: “Sinto alegria em ver tantas pessoas que já caminham, entramos nesse barco para colaborar com gratidão por tantas coisas boas que são feitas em defesa da vida, dos povos originários, das mulheres, das juventudes. Vamos caminhar e construir juntos”, salientou o Padre Rogério. 

Segundo o Secretário para Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, estar presente nesta tomada de posse representa uma alegria para toda a Rede Inaciana de Juventudes: “Desejamos caminhar juntos, tecer redes, conectar mundos e construirmos, com afeto e com o olhar que reconhece na juventude o rosto e a voz de Deus, que continua falando ao nosso mundo e no nosso tempo”.

PAAM

A Preferência Apostólica Amazônia (PAAM), refere-se à área geográfica de missão da Companhia de Jesus na Amazônia brasileira, sua atuação ocorre, sobretudo, na região Norte do país e no estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste. 

Formado por cinco núcleos apostólicos (Mato Grosso; Acre – Rondônia; Manaus; – Pará e Roraima), nesse espaço, os jesuítas desenvolvem o trabalho de cuidado dos povos amazônicos, da juventude, da educação popular, da justiça socioambiental, da Igreja e da espiritualidade. 

VEJA A REPORTAGEM

Compartilhar.

Deixe uma resposta