Entre os destaques da programação, houve momentos de integração, dinâmicas e conteúdos essenciais para os jovens do Brasil, como a formação integral, saúde mental, liderança, vocação e missão

Ir. Ubiratan Costa, SJ (Ir. Bira, SJ) via MAGIS Brasil

Representantes da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL: Ana Júlia Molinari, Ir. Bira Costa, SJ, Emiliana Monteiro e Lucas Ervatti/ Foto: Pe. Jfferson de Andrade

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou neste último final de semana (04 e 05 de maio) na capital carioca o evento reCONECTA – Encontro Nacional de Jovens de Congregações Religiosas e Grupos Paroquiais. Na ocasião, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL esteve presente com uma delegação de três jovens e o diretor do Centro MAGIS Burnier, Ir. Ubiratan Costa, SJ.

O encontro, que acontece a cada ano, reuniu jovens líderes de dioceses e congregações religiosas para aprofundar e discutir linhas de ações a partir do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil, intitulado Ao seu lado.

O Plano Pastoral, que tem como inspiração bíblica os discípulos de Emaús e que remete também ao Documento 85, norteador da Pastoral Juvenil a nível nacional, é consequência de um processo de escuta das juventudes, a partir de eventos com diferentes jovens que contribuíram com reflexões e partilhas. A partir disso, chegou-se à definição de quatro eixos de atuação: Formação, vocação e missão, estruturas de acompanhamento e assessoria, cidadania: casa comum e dignidade humana.

Orientações práticas

A orientação e a coordenação nacional da Pastoral Juvenil é que esses eixos sejam discutidos nas realidades em que os jovens se encontram e adaptados com ações e metodologias de trabalho relacionadas a cada eixo na perspectiva de um maior engajamento e compromisso dos jovens na vida eclesial e social.

O olhar dos representantes do MAGIS

Uma das jovens representantes da Rede Inaciana de Juventude e também coordenadora do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) na cidade de Iconha/ES, Ana Júlia Molinari, afirmou que vivenciou um sentimento de responsabilidade, gratidão e muita felicidade em representar o MAGIS no encontro da CNBB: “a rede MAGIS conectou e continua conectando pessoas e ideias incríveis de evangelização e estou muito feliz em fazer parte disso. Acho que a dinâmica do RECONECTA, de reconhecer Cristo no outro, aprofundar as ideias, os carismas, conhecer realidades e diversos jovens, já nos molda a querer ser Mais, a querer ser diferente e mostrar aos outros que a diversidade é bem-vinda, ideias surgem para serem aprimoradas e que não podemos desistir da nossa missão”.

Já o jovem Lucas Ervatti, também de Iconha/ES e representante do MAGIS, concluiu que foi um privilégio participar do encontro representando a Companhia de Jesus e que muitos frutos serão colhidos, além do networking realizado: fizemos bastante troca de ideias entre lideranças de diversos lugares do Brasil e de diversos movimentos e pastorais; houve muitas trocas de informações e experiências e levo uma mescla de todos os ensinamentos para adaptar isso à realidade dos nossos jovens e pôr em prática tudo que foi absorvido e vivenciado nesses dias”.

Além dos dois jovens e do Irmão Ubiratan Costa, SJ que na ocasião também representou a equipe de articulação do SAV (Serviço de Animação Vocacional) da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil), a secretária executiva da Rede Inaciana de Juventude, Emiliana Monteiro, também participou da programação.

Compartilhar.
Deixe uma resposta