Cediado em São Paulo pelo Centro MAGIS Anchietanum, o encontro contou com a participação de mais de 15 centros e Institutos, entre eles, o Centro MAGIS Burnier, também da Rede Inaciana de Juventude

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

O Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, sediou, de 6 a 12 de outubro de 2024, o 17º Encontro Latino-Americano de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil. A programação contou com a participação de mais de 15 centros e institutos, incluindo o Centro MAGIS Burnier, parte da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL. O evento, que reuniu representantes de países como Brasil, Argentina, Paraguai, Honduras, República Dominicana e Estados Unidos, teve como foco o fortalecimento da rede latino-americana de pastoral juvenil e o compartilhamento de experiências e desafios no trabalho com jovens.

Celebrações e espiritualidade

O encontro teve início com uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Edison de Lima, SJ, superior do núcleo Apostólico São Paulo, e foi concluído com a liturgia em honra à Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo padre Edson Tomé Pacheco, SJ, diretor do Centro MAGIS Anchietanum. Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar o oitavo dia da Novena em honra à Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional em Aparecida, um dos momentos mais emocionantes do evento.

Conferências e reflexões

Os primeiros dias do encontro foram marcados por conferências com especialistas como o Prof. Dr. Victor Nedel, a Prof. Dra. Martha Gutierrez e prof. Dra. Vanessa Correia. O presidente do Cebitepal Celam, padre Fábio Antunes, e a irmã Maristela Ganassini, FSJ, Assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil, também ministraram palestras. Os temas abordados incluíram realidade das juventudes latino-americanas, juventudes brasileiras, desemprego juvenil, espiritualidade e projeto de vida, redes sociais, identidade da Rede e a cultura do cuidado.

Escuta das juventudes e protagonismo digital

Na sexta-feira (11), o foco foi a escuta dos jovens. Wanessa Freire, Secretária da Pastoral da Juventude Nacional, Felipe Teixeira de Indaiatuba/SP e Ronnaldh Oliveira, coordenador nacional de comunicação do MAGIS BRASIL e missionário digital da CNBB, compartilharam suas perspectivas sobre os anseios e desafios das juventudes. Ronnaldh enfatizou o papel da missão digital, destacando o magistério do Papa Francisco sobre o uso da tecnologia para a evangelização.

Cultura do cuidado e proteção de vulneráveis

A questão da proteção de menores e vulneráveis foi um dos destaques do encontro, com a participação de Rachel Barreto, do IPJ Paraguai, que enfatizou a importância da implementação de protocolos de proteção em todos os centros e institutos, seguindo a diretriz do Papa Francisco de “tolerância zero” para casos de abusos na Igreja.

Novos rumos para a Rede Inaciana de Juventude

O encontro também foi marcado pela eleição de novos membros para o conselho da Rede Latino-Americana de Pastoral Juvenil, com o Centro MAGIS Burnier integrando oficialmente a rede. A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL foi eleita para a cadeira de comunicação até 2026, reforçando seu papel ativo no fortalecimento da evangelização juvenil no continente.

Veja mais algumas fotos do encontro:

Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil

Compartilhar.
Deixe uma resposta