Evento destacou cultura vocacional, colaboração e novos projetos para fortalecer a missão e unidade dos jesuítas e leigos em todo o território nacional
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL participou com uma delegação de 18 pessoas do Encontro BRA-Itaici 2024, realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Envolvendo jesuítas, jovens, religiosas e leigos de diversas obras, a Rede de Juventude buscou proporcionar à delegação a experiência de sinodalidade e maior envolvimento com a própria Província, fortalecendo a ideia de que também fazem parte de um corpo apostólico em missão.
O encontro, que reuniu cerca de 300 participantes, teve como objetivo celebrar os 500 anos da peregrinação de Santo Inácio de Loyola a Jerusalém, além de refletir sobre o documento De Status Societatis Iesus 2023 (DSS 2023), publicado pelo padre geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, SJ.
“É importante que estejamos como Rede Inaciana de Juventude participando da vida da Província, para além dos jesuítas. Os leigos e religiosas também fazem parte dessa missão importante de ser mais com os demais”, ressaltou o secretário para juventude e vocações da Província, padre Edson Tomé Pacheco, SJ.
Para a assessora nacional para juventude da CRB Nacional, irmã Maristela Ganassini, FCJ, participar de um encontro como esse é um verdadeiro passo de caminho junto da Igreja no Brasil. “Esse é um sinal concreto de que estamos trabalhando juntos para a construção do Reino de Deus e a vida das juventudes.”
Campanha Ser Mais com os Demais
Durante o encontro, todos os presentes ganharam uma camiseta da campanha provincial “Ser Mais com os Demais”, além de rezarem o lema bíblico inspirador “Para que todos sejam um” (cf. Jo 17,21) no último dia de programação.
Um painel no átrio do auditório explicando os objetivos e ações da campanha também foi exposto, a fim de que todos pudessem ter mais contato com as propostas assumidas pela Província.
Apresentação dos GTs
Durante a programação do evento, padre Edson Tomé Pacheco apresentou à plenária os objetivos e trabalhos já realizados pelos grupos de trabalho “Vinde e Vede” e “Conexões Juventudes”, que, dentro do planejamento apostólico da Província, dinamizam a cultura vocacional e o acompanhamento e construção de projetos de vida junto às juventudes.