O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) acolheu em sua última reunião o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações do Padre Edson Tomé Pacheco, SJ e IPV

Na última quinta-feira (22) o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ começou a compor, como membro convidado, o Departamento de Pesquisa do Instituto de Pastoral Vocacional, que tem como intuito analisar projetos e produções com enfoque vocacional, que poderão tornar-se subsídios para toda a Igreja. Além disso, organiza a realização de Simpósios Vocacionais para refletir sobre os desafios na área das vocações e dos ministérios, aprofundando os temas e indicando possíveis caminhos.

A reunião online que contou com a presença do Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro, acolheu os novos membros, entre eles padre Edson Tomé, SJ.

“É uma oportunidade muito significativa para nós como Rede de Juventudes contribuir em espaços como esses. Sentir e colaborar com a Igreja, com suas necessidades, olhando para as nossas também. Caminhar juntos com o objetivo de acompanhar a vida dos e das jovens!”, disse o Secretário.

O IPV

O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) começou a ser organizado no final dos anos 1980, a partir de iniciativa do então Setor Vocações e Ministérios da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A ideia era convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações.

A fundação do IPV aconteceu no dia 15 de agosto de 1993, no Centro Rogate do Brasil, sede atual do Instituto. É constituído por número ilimitado de membros, ou seja, Organizações Religiosas – Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e Institutos Seculares da Igreja Católica Apostólica Romana –, Associações Civis e Fundações de Direito Privado que tenham por carisma específico o trabalho vocacional.

Compartilhar.
Deixe uma resposta