Companhia de Jesus contribui com escola Internacional de Jovens que destaca a importância do acompanhamento no discernimento vocacional e nos desafios da juventude

Ronnaldh Oliveira via MAGIS Brasil

Na última sexta-feira (22), a Escola de Jovens por um Mundo Unido, promovida pelo Movimento dos Focolares Brasil, reuniu jovens de oito diferentes nações – Brasil, França, Cuba, México, Estados Unidos, Índia, Colômbia e Alemanha – para uma conferência sobre “Realidades Juvenis, Projeto de Vida e Acompanhamento de Jovens”. A atividade foi conduzida pelo coordenador de Comunicação da Rede MAGIS Brasil e especialista em Juventude, Ronnaldh Oliveira, e aconteceu na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP.

A conferência teve como base o livro Projeto de Vida para Jovens – Um Itinerário Metodológico, das Edições Loyola, e buscou integrar a experiência da Companhia de Jesus no acompanhamento juvenil com a espiritualidade da unidade herdada de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

Durante cerca de duas horas, os jovens compartilharam suas histórias e desafios, abordando a importância de um projeto de vida fundamentado em um acompanhamento ético e sem imposições.
“Eles nos cobraram como Igreja e disseram: ‘Nós confiamos em vocês e precisamos de ajuda com nosso acompanhamento’”, destacou Ronnaldh.

A programação incluiu plenárias, músicas e atividades corporais, ajudando os participantes a refletirem sobre suas realidades e a projetarem um futuro de esperança. O jovem cubano Adrian Rodriguez, de 23 anos, compartilhou:

“Cheguei ao Brasil em julho e, pelas condições do meu país, decidi que não quero mais voltar. Precisarei pensar um novo projeto de vida aqui no Brasil. Esse encontro foi primordial”.

A Escola de Jovens por um Mundo Unido ocorre anualmente e, este ano, foi integrada às atividades do GenFest 2024, encontro mundial de jovens do Movimento dos Focolares realizado no Santuário Nacional de Aparecida, interior paulista.

Compartilhar.
Deixe uma resposta