“[…] O que vai definir quem é Jesus, são a nossas experiências pessoais…”

O MAGIS Amazônia por meio da Casa MAGIS Manaus, realizou no período de 25 a 27 de Maio a Jornada de Espiritualidade Inaciana para Jovens (JEI) 2018, com o tema: Exercícios Espirituais e juventudes nos passos de Inácio.

Desde 2016 a Jornada passou a ser uma atividade regional e em 2017 a equipe organizadora mudou a dinâmica metodológica para uma atividade voltada aos estudos dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE), base da espiritualidade inaciana e elemento tão rico da igreja.

Com a mudança, o tema passou a ser fixo “Exercícios Espirituais e Juventudes nos passos de Inácio” e o lema sendo extraído de cada semana dos Exercícios Espirituais, que em 2017 foi: O que fiz, o que faço e o que farei por ti, Senhor? (EE 53), tirado do final da primeira semana. Em 2018 dando continuidade à formação o lema trabalhado foi: Dai-nos, Senhor, conhecimento interno de Jesus Cristo, que por mim se fez homem, para que eu mais o ame e o siga (EE 104) retirado da segunda semana.

A programação iniciou na noite de sexta-feira (25), com o jantar seguido do momento de integração realizado pelos jovens Thalisson Bomfim candidato a Companhia de Jesus, colaborador do Espaço MAGIS Santarém. Finalizando a noite de abertura o momento de oração recordando a JEI de 2017 que abordou o tema da primeira semana dos EE.

Durante a manhã de sábado (26), segundo dia, o momento de oração comunitária foi preparado pelo Espaço MAGIS Santarém, onde convidou os jovens a escreverem suas orações em um papel e pendurarem num varal. A JEI 2018 contou com a conferência de abertura, onde apresentou o tema: “Quem é Jesus para o Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola?”, que foi abordado pelo padre Odair Durau SJ, articulador nacional do eixo de espiritualidade do Programa MAGIS Brasil.

Padre Odair, falou sobre o que Inácio recebeu da tradição e suas experiências pessoais, além do que propõe nos Exercícios Espirituais. Durante sua apresentação destacou que “O que vai definir quem é Jesus, são a nossas experiências pessoais”.

Após a conferência de abertura aconteceu o Painel Inaciano referente a segunda semana dos EE, com os temas: A segunda semana dos Exercícios, apresentada pelo pe. Edson Tomé SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; Contemplação Inaciana, apresentada pela Ana Lúcia, colaboradora da Casa MAGIS Manaus e Jornada Inaciana que foi apresentada por Vitor Biral SJ, coordenador do Centro MAGIS Amazônia, o painel foi mediado pelo jovem Victor Oeiras do Centro MAGIS Amazônia.

Pela tarde, aconteceram oficinas relacionadas a segunda semana dos EE, Regras do Discernimento; Eleição e Projeto de Vida; Juventude no Seguimento de Jesus Cristo e O Mistério da Encarnação na Amazônia.

A Noite Cultural aconteceu ainda no sábado, momento de apresentações do Centro, Casa e Espaço MAGIS. A noite foi também o momento de uma maior integração entre os participantes, que partilharam suas experiências de vida e de caminhada com o MAGIS.

Na manhã de domingo (27), terceiro e último dia de Jornada a oração comunitária foi preparada pelo Centro MAGIS Amazônia, que refletiu a segunda semana dos EE e abordou a comparação com as duas bandeiras. Seguindo a programação aconteceu o Papo MAGIS, momento de partilha das experiências pessoais.

Dos convidados do Papo foram: Ray, membra da Equipe Itinerante falou de sua experiência com tema, Mulheres e seguimento a Jesus Cristo na Amazônia; Carlos Miguel SJ, que está atuando junto aos migrantes venezuelanos em Roraima, partilhou sua vivência com o tema, Migração e seguimento a Jesus Cristo na Amazônia e Thai Gama do coletivo Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), falou de sua vida com tema Fé e Política no seguimento de Jesus Cristo.

Encerrando a JEI 2018, a missa convivium foi presidida pelo padre Tomé SJ e concelebrada pelos padres, Silas Silva SJ, coordenador da Casa MAGIS Manaus; Odair Durau SJ e Ronilson Braga SJ, que atua em Roraima com a Pastoral Universitária. Antes da benção final, o momento foi de emoção ao passar o vídeo com resumo dos três dias de jornada e em seguida uma linda homenagem da Casa MAGIS Manaus ao pe. Tomé que deixou oficialmente a diretoria do Centro MAGIS Amazônia e Articulação do MAGIS Amazônia, “essa é a última vez que nos encontramos como diretor do centro”, finalizou pe. Tomé.

Ao todo 53 jovens participaram da Jornada, vindos de Manaus (AM), Belém (PA), Santarém (PA) e Boa Vista (RR).

Depoimento

Maria Clara Correa, colaboradora do Espaço MAGIS Santarém, destaca que é a primeira vez que participa de uma atividade a nível de MAGIS Amazônia, “A JEI 2018, para mim, foi um despertar. Pois me fez contemplar a minha vivência como Amazônia, como o meu servir tem sido dentro dessa região, poder partilhar e ouvir experiências MAGIS enriqueceu meus conhecimentos, além de acrescentar informações e formações sobre os Exercícios Espirituais”, ressaltou ela.

Gabriel Leitão que foi um dos oficineiros comenta que a cada ano a experiência é única, ” Na oficina desse ano, eu pude revisitar as Regras de Discernimento da Segunda Semana e, por conta, disso tive a oportunidade de ouvir a partilha das experiências, inquietações de vários jovens que tem feito os Exercícios Espirituais. Sem dúvidas, foi um momento de muito aprendizado pra todo mundo”, disse ele.

Padre Odair Durau SJ, quem foi responsável pela conferência de abertura destaca três sentimentos vividos durante toda a Jornada, são eles:

Alegria: Fiquei feliz por ver, saber e sentir que a Casa MAGIS Manaus, colaboradores e participantes, estão desejosos por conhecer mais a espiritualidade inaciana, especialmente, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola…”.

Paz: Durante este final de semana, conversei com algumas pessoas sobre o Eixo dos Exercícios Espirituais. Algumas me perguntaram sobre a articulação do Programa MAGIS, pediram opiniões, sugestões, entre outras coisas…”.

Esperança: Os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola nasceram da experiência gratuita do amor de Deus num período complexo da história da Igreja… convido a Casa MAGIS Manaus a continuar oferecendo os Exercícios Espirituais para os jovens, bem como, formação sobre os mesmos, pois é um caminho de encontro com o Cristo. Acreditar na metodologia dos Exercícios Espirituais, pois, nela o grande protagonista é o próprio Deus…”.

Confira o vídeo da Jornada de Espiritualidade Inaciana para Jovens clicando aqui.


Texto: Casa MAGIS Manaus

Compartilhar.
Deixe uma resposta