Como celebração da história de vida e espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, a Rede Servir preparou uma programação especial para o mês de julho, em comemoração da sua festa. As palestras aconteceram nos dias 16, 23 e 28 de julho, transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Província BRA. Em todos os encontros houve a participação de centenas de pessoas, mostrando a rica diversidade das obras jesuíticas no Brasil.

Tempos de crise podem despertar sofrimento pelas incertezas sobre o futuro, mas também podem motivar reflexões e o fortalecimento da fé. A professora do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maria Clara Bingemer, abriu a série das formações discutindo o tema Espiritualidade no Mundo Cotidiano. “Santo Inácio não elaborou os Exercícios Espirituais para que fossem postos em prática somente em circunstâncias extraordinárias, a vivência que se aprende nos exercícios deverá ser colocada em prática no cotidiano”, comentou Maria Clara em sua fala, incentivando para que, mesmo com ruídos, tenhamos no horizonte esta espiritualidade que nos convida a olhar para nós, para o outro e para Deus. Assista na íntegra a formação no vídeo abaixo:

“Nós, hoje, somos padioleiros equipados com nossa espiritualidade e com nosso discernimento orante. Como inacianos, temos essas ferramentas e não podemos guardá-las para nós.” afirmou Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, Provincial dos Jesuítas do Brasil, dando continuidade aos encontros, assessorando a live sobre as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Ele propôs uma reflexão sobre o que e quais são as preferências e como se inserem no nosso contexto, lembrando-nos que elas são uma resposta da Companhia às necessidades da Igreja. Assista na íntegra a formação no vídeo abaixo:

Finalizando esta série formativa e celebrativa, o Pe. André Araújo, SJ abordou o tema Relendo Afetos e Construindo Projeto de Vida. A linha de raciocínio do jesuíta convidou a refletir que, nesta geração de avanços tecnológicos, tempo em ritmo acelerado e afetos quase banalizados, (re)construir pontes de amor, compromisso e serviço tornou-se parte fundamental para o bem-viver. “Conhecer-nos mais profundamente dispõe e orienta melhor nossos desejos e esforços para viver como homens e mulheres com os demais e para os demais”, afirmou Pe. André em sua fala. Assista na íntegra a formação no vídeo abaixo:

Os três encontros estão disponíveis nas redes sociais dos Jesuítas Brasil, você pode assisti-los no canal do YouTube ou na página do Facebook da Província. Os textos completos estão disponíveis no site da Rede Servir.

Compartilhar.
Deixe uma resposta