Encontro realizado entre os dias 02 e 04 de agosto na Comunidade Jesuíta de Filosofia e Teologia, reuniu cerca de 50 jovens para uma experiência profunda de fé, reflexão e convivência, seguindo os passos de Santo Inácio de Loyola
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
Com informações de Renato Correia, SJ
Entre os dias 02 e 04 de agosto, a Comunidade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, acolheu a Jornada Inaciana, evento que reuniu cerca de 50 jovens de Belo Horizonte, região metropolitana e vocacionados à Companhia de Jesus de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Promovida pelo Espaço MAGIS BH, a iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência profunda de fé, reflexão e convivência, inspirada na vida e espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, incentivando uma vivência consciente da espiritualidade no cotidiano.
A Jornada foi dividida em três grandes momentos, iniciando na sexta-feira à noite e se estendendo até o domingo. A abertura foi marcada pelo lançamento da Campanha Inter-Redes da Província Ser + com os Demais e por uma apresentação especial intitulada História Cantada, conduzida pelo Pe. Francys Adão, SJ. A música A Busca, coautoria do próprio Pe. Francys, serviu como base para uma contemplação dos momentos mais importantes da jornada humana e espiritual de Santo Inácio.
Como inspirar os jovens de hoje
O segundo dia começou com a presença do personagem “Peregrino”, interpretado pelo superior dos jesuítas de BH e Santa Luzia, Pe. Alexandre Souza, SJ. Através de uma contação de história, o “Peregrino” explorou como a vida de Inácio pode inspirar os jovens de hoje a buscar uma vida de serviço, contemplação e transformação pessoal. Em seguida, a Roda de Conversa Ser + com os Demais proporcionou uma rica troca de experiências sobre a mística inaciana, com participações do Ir. Douglas Turri, SJ, do estudante jesuíta Maynard Masauso, SJ, do Zimbábue, e do jovem Samuel Condé, de Belo Horizonte. A tarde foi encerrada com uma dinâmica de modelagem em argila, conduzida por Pedro Clevisson, colaborador do Espaço MAGIS BH, refletindo sobre como Deus molda cada um para melhor servir à comunidade.
Entrega total a Deus
Na noite de sábado, a Vigília das Armas recriou o momento decisivo da vida de Santo Inácio em Montserrat, Espanha, quando ele depositou sua armadura e espada aos pés de Nossa Senhora, simbolizando sua entrega total a Deus. A vigília ofereceu aos jovens um espaço de oração profunda, incentivando-os a refletir sobre sua própria transformação espiritual.
Experiências pessoais com Deus
O domingo começou com uma experiência às margens do rio Cardoner, conduzida pelo Pe. Marcos Vinicius, SJ, e os jesuítas estudantes Sean Tanaka, SJ, e Jeferson Teixeira, SJ. Inspirados pela experiência mística de Santo Inácio, os jovens foram convidados a refletir sobre suas próprias experiências de Deus no cotidiano. O encontro foi encerrado com a Missa Convivium, presidida pelo Pe. Marcos Vinicius, SJ, em um clima de profunda gratidão.
Cuidado com o outro
Maria Luiza Martins, de 27 anos, de Belo Horizonte, compartilhou sua experiência: “Foi uma jornada para estar atenta ao cuidado com os outros. Ver como Santo Inácio se deixou moldar por Deus me ensinou a ser como um vaso de barro, sempre pronta para ser transformada, mesmo após dificuldades.”
Lucas Felipe, de 24 anos, de Vespasiano, destacou: “A Jornada Inaciana me proporcionou momentos de reflexão profunda e partilha que tocaram profundamente meu coração. Conhecer a metodologia inaciana de oração despertou em mim o desejo de explorar ainda mais minha relação com Deus e com os demais.”
Sobre a Jornada Inaciana
A Jornada Inaciana é uma das ações do plano pastoral do Espaço MAGIS BH, que busca ser um espaço de formação e convivência para jovens, promovendo uma aproximação com a vida e espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.